Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

A Rede Social define-se como "um fórum de articulação e conjugação de esforços, baseando-se na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar".

O Programa da Rede Social tem como objetivo desenvolver e consolidar uma tomada de consciência coletiva dos problemas sociais, assim como contribuir para a ativação das respostas e para a otimização dos recursos de intervenção ao nível das freguesias e do concelho.

É sobretudo a natureza metodológica do Programa que constitui um modelo novo de intervenção, apostando em novas ou renovadas formas de cruzamento de esforços coletivos e na definição conjunta de prioridades que visam um planeamento sustentado, integrado e integrador da intervenção social, concretizado em planos de ação.

A Rede Social concretiza-se ao nível local mediante a constituição das Comissões Sociais de Freguesia (C.S.F.) e de Conselhos Locais de Ação Social (CLAS), como estruturas de planeamento e coordenação da Intervenção social.

Em Vila Nova de Gaia, a Rede Social foi instituída no ano de 2000, tendo sido pioneira no país e conta, neste momento, com a colaboração de mais de 200 instituições.