Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
50 anos do 25 de Abril assinalados em Gaia
Notícias e Destaques 25 Abr 2024 50 anos do 25 de Abril assinalados em Gaia Celebrações incluíram ainda um cortejo cívico e um concerto de Rui David
 
Depois do habitual hastear da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional, no Quartel da Serra do Pilar, decorreu a 25 de abril a sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, no salão nobre do Quartel, acompanhada por vários momentos musicais pelo Quinteto de Metais do Grupo de Música de Câmara da Banda do Exército do Destacamento Porto. 

Seguiu-se uma nota de boas-vindas pelo Comandante da Unidade de Apoio do Comando do Pessoal, Coronel Homero Gomes Abrunhosa e a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. Do papel da educação à saúde, do setor empresarial à importância do poder local, do papel da mulher ao passado recente da Guerra Colonial, o autarca fez, ao longo do seu discurso, uma homenagem à democracia. "Não há democracia sem política, não há democracia sem partidos políticos (…) temos hoje novos desafios, novos instrumentos, mas também novas formas de ser, de estar e de pensar desafiam a própria democracia”, afirmou. 


A cerimónia incluiu ainda a entrega da placa evocativa dos 50 anos do 25 de Abril a entidades do concelho, à semelhança do que aconteceu ao longo de todo o mês nas sessões que decorreram pelas freguesias do concelho. Esta entrega incluiu os vereadores da autarquia, os presidentes das juntas de freguesia, os membros da Assembleia Municipal, entre outros.

Seguiram-se as intervenções dos representantes dos grupos municipais da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, culminando com o discurso do presidente da Assembleia Municipal, Albino Almeida.

Terminada a cerimónia, seguiu-se a inauguração da exposição «GaiAbril 50 Anos | 1974-2024», no corredor da ala das celas dos frades. É um trabalho do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, com a imprescindível colaboração de um vasto conjunto de instituições e personalidades, que nos remete para um passado muito recente e para todo o contexto que antecedeu e sucedeu uma das datas mais importantes da nossa história coletiva. Esta mostra estará patente até 5 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos fins de semana e feriados, das 10h às 18h. A entrada é livre.

Às 16 horas, decorreu ainda um cortejo cívico comemorativo, do Jardim do Morro ao edifício dos Paços do Concelho, que contou com a presença de representantes de instituições de Gaia, de âmbito social, desportivo e cultural, enquanto atores fundamentais do exercício da democracia conquistada em Portugal no 25 de Abril de 1974. No final do cortejo cívico, o compositor e intérprete gaiense, Rui David, invocou o poder das palavras e da música que serviram de arma contra as forças opressoras da ditadura, recriando canções do também gaiense Adriano Correia de Oliveira, de José Mário Branco e de Zeca Afonso, entre outros, num concerto no centro cívico de Gaia. 

Veja a fotogaleria com os principais momentos deste dia histórico para Vila Nova de Gaia e para o país.