- Página de Entrada
- Cidade
- Ação Social
- Gaia Protege+: gabinete de atendimento a vítimas de violência
O Gaia Protege +, que funciona desde 21 de maio de 2018, é o espaço municipal de promoção da Igualdade e dos Direitos Humanos.
Atualmente, o Gaia Protege + contempla três principais áreas de atuação:
• Promoção da Igualdade, através de um serviço responsável pela elaboração, execução e monitorização do Plano Municipal para a Igualdade de Vila Nova de Gaia 2022-2025;
• Prevenção de vários tipos de violência, nomeadamente violência doméstica, violência de género, tráfico de seres humanos, mutilação genital feminina, bullying e ciberbullying, entre outras;
• Assistência e acompanhamento de vítimas, ao nível psicossocial e jurídico, de forma gratuita.
No âmbito das suas áreas de intervenção, promove sessões de capacitação e prevenção, produz conteúdos e cria espaços de discussão publicas relacionados com as temáticas da Igualdade, Direitos Humanos e Violência. Além disso e de forma integrada assegura o acompanhamento psicossocial personalizado das vitimas sinalizadas de forma a potenciar a criação do seu próprio projeto de vida que se deseja harmonioso e livre de violência.
Em 2019, foi formalizada a criação de uma rede de parceiros de proximidade para melhor servir as vítimas e a Comunidade do nosso território: A Rede Especialista de Intervenção com Vítimas de Violência (REIVV), constituída por diferentes instituições das áreas da ação social, forças de segurança, saúde, educação e emprego, que em conjunto procuram criar mecanismos promotores da Igualdade e dos Direitos Humanos.
O Gaia Protege + visa a promover uma resposta articulada e coesa que permita aos cidadãos gaienses uma vivência plena, pacifica e livre de estereótipos.
Estaremos sempre disponíveis para colaborar com a Comunidade que poderá contactar-nos através do 223742441 – 936083515 - gaiaprotegemais@cm-gaia.pt
Caso conheça alguma situação de violência não hesite em sinalizar, utilizando esta ficha. O seu gesto pode fazer a diferença na vida de alguém!
DOWNLOAD DE FICHA DE SINALIZAÇÃO
DOWNLOAD DE FICHA DE SINALIZAÇÃO