Notícias e Destaques 15 Set 2016 Gaia integra projeto europeu
Locarbo
Será desenvolvido um plano de promoção de políticas de eficiência energética nos edifícios.

Vila Nova de Gaia é uma das cinco cidades de cinco países europeus a integrar a candidatura aprovada pela Comissão Europeia para o Projeto LOCARBO do programa Interreg Europe. A par de outras cidades, Gaia irá implementar um projeto de cooperação europeia que, ao longo de quatro anos, irá desenvolver um plano de promoção de políticas de eficiência energética nos edifícios.

Ao mesmo tempo que adquire maior visibilidade, Gaia está a integrar projetos internacionais perfeitamente alinhavados com a estratégia de desenvolvimento sustentável e investimento inteligente que o atual executivo, liderado por Eduardo Vítor Rodrigues, sempre defendeu.

A entrada de Gaia no projeto de cooperação entre municípios da Europa ficou a dever-se à associação Inteli, responsável por posicionar as cidades em parcerias internacionais. Esta será uma oportunidade de partilhar conhecimentos com outros municípios e, simultaneamente, criar mais inovação e desenvolvimento para Gaia e para a sua população.

Os parceiros do Projeto LOCARBO (incluindo uma equipa de trabalho da Câmara Municipal de Gaia) estiveram reunidos na Província de Potenza, dando o «pontapé de saída» para o desenvolvimento dos trabalhos. Todos os parceiros estão cientes de que as políticas regionais em torno da eficiência energética só serão bem sucedidas se todos os intervenientes estiveram interligados. Assim, nos próximos anos, o projeto será desenvolvido em três pilares fundamentais totalmente integrados, nomeadamente: os serviços e produtos complementares disponibilizados pelas autoridades, os modelos de cooperação inovadores e as soluções tecnológicas diferenciadoras.

O projeto é liderado pela província de Potenza, em Itália, e integra, além de Portugal, outros parceiros da Hungria, Lituânia, Roménia, Reino Unido e Itália.

Informações adicionais: