Notícias e Destaques 23 Set 2016 Vila Nova de Gaia associou-se à Semana Europeia da Mobilidade De 16 a 22 de Setembro decorreram várias iniciativas pelo concelho.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) procurou este ano incentivar tanto políticos como os cidadãos a olharem para a mobilidade sustentável e inteligente como um investimento fulcral para a Europa. Vila Nova de Gaia não quis dissociar-se desta data e, por isso, de 16 a 22 de Setembro decorreram várias iniciativas que visaram consciencializar a população para a importância desta temática.

A SEM começou com a oitava edição do passeio de bicicleta noturno. Seguiram-se ainda várias atividades lúdico-pedagógicas e a apresentação do filme «A importância do comboio», na Casa Barbot/Casa da Cultura, pelo Jardim de Infância Nossa Senhora do Pilar e pela comunidade educativa da escola básica das Pedras.

Durante três dias, os Artistas de Gaia fizeram ainda uma intervenção na Estação General Torres, transformando as degradadas paredes num apelativo mural. O projeto, inserido na Onda Bienal e na SEM, contou com a colaboração de oito artistas e deverá ter continuidade no próximo ano.

A associação de Vila Nova de Gaia à Semana Europeia da Mobilidade terminou com o 2.º Encontro de Veículos Elétricos, com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. A propósito desta iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que "compete muito aos municípios com massa crítica e envergadura, como Gaia, que é o terceiro município mais povoado do país, participar ativamente no esforço coletivo que o Governo está a fazer nesta área, dando um impulso adicional”, acrescentando: "não podendo fazê-lo de uma forma tão reforçada como gostaríamos se tivéssemos mais competências, fazemo-lo de uma forma mais simbólica, associando este evento a um conjunto de iniciativas que decorreram ao longo da semana”. Já da parte de José Mendes foi deixada uma garantia: "Temos um Governo muito apostado e empenhado em questões relacionadas com a mobilidade elétrica mas caberá aos municípios colocar as decisões estratégicas no terreno”.