A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve ser uma decisão estratégica e voluntária da Organização.
A Certificação do SGQ é o reconhecimento, por uma entidade externa, independente e acreditada, de que a Organização satisfaz o cliente e as exigências legais e regulamentares de uma forma eficaz.
A implementação do SGQ no Município de Vila Nova de Gaia, tendo como referencial a norma NP EN ISO 9001:2008, iniciou-se em 2006 com a certificação do Gabinete de Atendimento ao Munícipe, Serviços de Leitura, Controlo de Bens Patrimoniais, Expropriações, Serviço de Notariado e Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Ao longo destes anos, de modo a promover a extensão do âmbito da certificação do SGQ a novas áreas de atuação do Município, este projeto tem sido um processo incremental e faseado no tempo, procurando sempre a integração de serviços do Município.
Com a publicação da norma ISO 9001:2015 foi necessário efetuar o processo de transição para a certificação do SGQ em consonância com a nova versão deste referencial normativo.
Em 2018, decorreu a Auditoria de Transição para a versão 2015 da norma ISO 9001, bem como a Extensão do âmbito da Certificação tendo a Associação Portuguesa de Certificação (APCER) considerado que se encontravam reunidas as condições necessárias à Transição da Certificação do SGQ implementado no Município de Vila Nova de Gaia, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, nos serviços do Atendimento Geral, Cedência de espaço e Serviço de leitura do Arquivo Municipal, Gestão Administrativa, Gestão Financeira, Contratação Pública, Gestão Patrimonial, Notariado, Gestão de Recursos Materiais, Gestão de recursos humanos e Assuntos Jurídicos .
Em 2021, com a Auditoria de Renovação deu-se nova Extensão da Certificação aos serviços Educação, Proteção e Socorro, Infraestruturas, Mobilidade e Transportes e Ambiente e Parques Urbanos.
O processo de certificação do SGQ, tem como objetivo um sistema de gestão ágil, robusto e eficaz, que resulta:
- Melhoria dos serviços disponíveis ao cidadão;
- Aumento da satisfação dos cidadãos;
- Introdução de métodos de trabalho uniformizados;
- Maior conhecimento da organização como um todo;
- Modernização das ferramentas de trabalho;
- Maior eficiência dos serviços.
O Sistema de Gestão da Qualidade - Certificado