O Fundo Geral é, em termos quantitativos, o mais significativo da BPMVNG, com um acervo que ascende a mais de 200 mil espécies, maioritariamente de bibliografia portuguesa, com um âmbito cronológico que vai dos sécs. XVI a XXI., constituído inicialmente em 1933 a partir de um pequeno núcleo de livros, património de uma "Biblioteca Popular".
Faz parte do Fundo Geral um pequeno, mas valioso núcleo composto por cerca de 300 volumes de Livro Antigo (obras publicadas entre os secs. XVI e XVIII) cujo tema predominante é a religião.
Do conjunto das coleções particulares, destacam-se:
- A Coleção Diogo de Macedo, escultor, museólogo e escritor português, constituída por cerca de 3.700 obras dos sécs. XVIII a XX entre monografias e periódicos, depositada na Biblioteca Municipal, por acordo celebrado entre a Câmara Municipal de Gaia e D. Eva Arruda de Macedo, viúva do escultor Diogo de Macedo, que cumprindo o desejo de seu marido, doou grande parte da obra e coleção do artista ao município, especializada essencialmente em literatura e arte, espelhando bem a vida artística da época e dos seus protagonistas.
- A Coleção Silva Pereira, bibliófilo, constituída por cerca de 10.000 obras que vão desde o séc. XVII ao séc. XX, versando áreas como a história, etnografia, literatura, arte, religião, etc.