Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

GAIAaprende+i 
 A inclusão só é verdadeira se feita com todos/as e para todos/as! Partindo desta premissa, as autarquias enquanto agentes promotores da inclusão, têm um papel determinante na aceitação da diferença e na promoção de atitudes e comportamentos inclusivos. 

Esta implementação é realizada através do GAIAaprende+i (inclusão), um Programa Educativo Municipal, numa lógica supletiva, potenciando o desenvolvimento de competências e a promoção de programas de dinamização dos tempos livres nas Interrupções Letivas e Férias Escolares, com base na definição de planos de atividades adequados a cada criança/aluno/a. 

No âmbito do GAIAaprende+i, para além das Atividades proporcionadas às crianças/alunos/as, são realizadas ações de orientação/sensibilização dirigidas aos/às Encarregados/as de Educação, Professores/as e Pessoal Não Docente.

Perguntas Frequentes
 
1. O que é o Programa Educativo GAIAaprende+i? 
O GAIAaprende+i (inclusão) é um Programa Educativo Municipal desenvolvido e articulado com as Instituições Especializadas, com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias Não Agrupadas do Concelho de Vila Nova de Gaia com Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo (VAE-M/A), que integram a oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular Adaptadas e Atividades Terapêuticas Assistidas. 
Este Programa Educativo tem como principal objetivo a oferta de respostas orientadas para a promoção e desenvolvimento de competências, comportamentos e aprendizagens promotoras do bem-estar, numa lógica de intervenção com carácter supletivo. 
2. Como é implementado o GAIAaprende+i?  
O Município, enquanto entidade promotora assegura, durante o Tempo Letivo, a comparticipação financeira do Programa, disponibiliza os equipamentos municipais e material adequado à dinamização das atividades, assegura a coordenação, definição e acompanhamento dos procedimentos e garante a articulação com todos os intervenientes envolvidos (Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, e Técnicos Especializados). 
A operacionalização das respostas é garantida, quer pelo Departamento de Educação, quer pelas Instituições Especializadas através da afetação de Técnicos/as e Assistentes Operacionais, que asseguram a cobertura dos seguros relativos à dinamização das respostas existentes, os transportes necessários e adequados para a concretização das atividades ou outras deslocações no âmbito da dinamização de tempos livres. 
3. E nas Interrupções Letivas e/ou Férias Escolares, qual o custo das Atividades? 
Nas Interrupções Letivas e Férias Escolares, há uma comparticipação familiar a encargo do/a Encarregado/a de Educação, à qual acresce o valor do seguro, no ato da inscrição. 
4. Quais as respostas dinamizadas? 
No decorrer do ano letivo, o Município, em articulação com os AE, Escolas Não Agrupadas (ENA) e algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com competências e recursos especializados na área de Apoio à Inclusão Social de Cidadãos(ãs) portadores(as) de deficiência, promove a dinamização de um conjunto Atividades de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (MSAI), nomeadamente: 


Nas interrupções letivas e Férias Escolares são elaborados e promovidos programas de dinamização de tempos livres, em articulação com as Instituições Parceiras. 
5. Como se processa a sinalização das crianças / alunos/as para a frequência das atividades GAIAaprende+i que decorrem em tempo letivo? 
A sinalização para a frequência das atividades GAIAaprende+i é efetuada a partir do preenchimento de documento próprio, no qual os/as Docentes procedem à identificação das crianças/alunos/as, bem como da(s) atividade(s) a frequentar, que deve(m) ser selecionada(s) de acordo com as características da criança/aluno/a e das Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (MSAI). Compete à Coordenação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva proceder ao envio dos documentos para o Departamento de Educação. 
A sinalização das crianças/alunos/as para a continuidade da frequência das atividades GAIAaprende+i é realizada em junho, do ano letivo anterior. 
A sinalização das crianças/alunos/as, para o início da frequência das atividades GAIAaprende+i é realizada em setembro, podendo o procedimento ser efetuado ao longo do ano letivo em vigor. 
6. Na qualidade de Encarregado/a de Educação posso inscrever o/a meu/minha educando/a nas atividades dinamizadas no GAIAaprende+i, a decorrerem durante o ano letivo? 
Não é possível a inscrição, uma vez que o envio da sinalização das crianças/alunos/as é da competência da Coordenação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas do Concelho de Vila Nova de Gaia, com Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo (VAE-M/A).  
7.O GAIAaprende+i também inclui a dinamização de programas de tempos livres? 
Sim. Nas Interrupções Letivas e Férias Escolares, o GAIAaprende+i assegura a implementação de programas de dinamização de tempos livres, através de atividades inclusivas de cariz lúdico, desportivo e cultural. 
8. A quem se dirigem os programas de dinamização de tempos livres? 
O Programa Educativo GAIAaprende+i é dirigido a crianças/alunos/as com Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (MSAI) que frequentam a Rede Pública do concelho de Vila Nova de Gaia, ao nível do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, assim como o 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário em Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo (VAE-M/A). 
9.Como devo proceder para inscrever o/a meu/minha educando/a nos programas de dinamização de tempos livres? 
A inscrição nos programas de dinamização de tempos livres, nas Interrupções Letivas e Férias Escolares, é da responsabilidade dos/as Encarregados/as de Educação das crianças/alunos/as abrangidas/os pelo Programa, que frequentam a Rede Pública do Concelho de Vila Nova de Gaia, de acordo com o regulamento em vigor. 
A inscrição é efetuada no prazo definido, junto da CerciGaia, utilizando o formulário próprio (ficha de inscrição): cercigaia.dir@cercigaia.org.pt 
10. O/a meu/minha educando/a frequenta um Estabelecimento de Ensino da Rede Privada, posso inscrevê-lo no GAIAaprende+i? 
Não. O GAIAaprende+i é destinado a crianças / alunos/as abrangidas/os pelo Programa, que frequentam a Rede Pública do Concelho de Vila Nova de Gaia, de acordo com o regulamento em vigor.  
11. Como é efetuada a divulgação dos Programas GAIAaprende+i nas Interrupções Letivas e Férias Escolares? 
A divulgação é efetuada através de publicitação, na página institucional da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, sendo simultaneamente comunicado à Coordenação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e à Coordenação do Departamento de Educação Especial de cada Agrupamento de Escolas e Escolas Secundárias Não Agrupadas, com Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo (VAE-M/A), do Concelho de Vila Nova de Gaia. 
12. Qual o período de Interrupções Letivas e Férias Escolares? 
Para informações sobre o período de Interrupções Letivas e Férias Escolares, deve ser consultado o flyer GAIAaprende +i – Interrupções Letivas (AQUI). 
13. Como posso obter mais informações sobre o GAIAaprende+i? 
Poderá solicitar mais informações sobre o Programa GAIAaprende+i através do e-mail: escolainclusiva@cm-gaia.pt