Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

1. O que é o programa municipal GAIAaprende+i?
O programa municipal GAIAaprende+i é dirigido às crianças e alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (MSAI) que frequentam a rede pública do concelho de Vila Nova de Gaia, ao nível do pré-escolar e do 1º ciclo, assim como o 2º e 3º ciclos do ensino básico a frequentar as Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo (VAE-M/A).

Tem como principal objetivo a oferta de respostas orientadas para a promoção e desenvolvimento de competências, comportamentos e aprendizagens promotoras do bem-estar, numa lógica de intervenção com carácter supletivo.

2. Como se operacionaliza o GAIAaprende+i?
O GAIAaprende+i é desenvolvido em articulação direta com as entidades da deficiência e com os agrupamentos de escolas e escolas secundárias não agrupadas do concelho de Vila Nova de Gaia.

O Município, enquanto entidade promotora assegura toda a comparticipação financeira do programa, disponibiliza os equipamentos municipais e material adequado à dinamização das atividades; assegura a coordenação, definição e acompanhamento dos procedimentos e garante a articulação com todos os intervenientes envolvidos (pessoal docente, pessoal não docente, e técnicos).

A operacionalização das respostas é garantida quer pelo departamento de Educação quer pelas Entidades da Deficiência, através da afetação de técnicos e auxiliares, asseguram a cobertura dos seguros relativos à dinamização das respostas existentes e os transportes necessários e adequados para a concretização das atividades ou outras deslocações no âmbito da ocupação de tempos livres.

Os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias não agrupadas do concelho de Vila Nova de Gaia garantem a identificação das crianças e alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (MSAI); a identificação da medida de suporte à aprendizagem adequada a cada criança ou aluno identificado, bem como, a articulação e comunicação com o pessoal docente e pessoal não docente.

3. Quais as respostas dinamizadas?

No decorrer do ano letivo:
• Laboratório da Criatividade Adaptado;
• Atividade Física Adaptada;
• Oficina da Música;
• Cinoterapia;
• Equitação com fins terapêuticos;
• Movimente;
• Música;
• Yoga.

2º e 3º ciclos do ensino básico
(alunos a frequentar as Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo)
• Cinoterapia;
• Manualidades;
• Música.

Nas interrupções letivas e férias escolares:
Programas de ocupação de tempos livres.

4. Como se processa a identificação das crianças e alunos para a frequência das atividades?
Através do preenchimento de documento próprio os docentes procedem à identificação das crianças e alunos e respetiva atividade a frequentar, em função das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (MSAI) definidas.

Compete à coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva proceder ao envio dos documentos para o Departamento de Educação.

5. Na qualidade de encarregado de educação posso inscrever o meu filho nas atividades dinamizadas no GAIAaprende+i a decorrer durante o ano letivo?
Não. O envio da identificação dos(as) alunos(as) é da competência da coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva de cada agrupamento de escolas do concelho de Vila Nova de Gaia.

6. O programa também inclui a dinamização de programas de ocupação de tempos livres?
Sim. Nas interrupções letivas semestrais, do Natal, da Páscoa e Férias Escolares o GAIAaprende+i assegura a dinamização de programas de ocupação de tempos livres através de atividades inclusivas de carater lúdico, desportivo e cultural.

7. A quem se destinam os programas de ocupação de tempos livres?
Os programas de ocupação de tempos livres são dirigidos a todos alunos com dificuldades acentuadas e persistentes desde o pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico a frequentar as Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo (VAE-M/A) da rede pública do concelho de Vila Nova de Gaia.

8. Como devo proceder para inscrever o meu filho nos programas de ocupação de tempos livres?
A inscrição nos programas de ocupação de tempos livres nas interrupções letivas semestrais, do Natal, da Páscoa e Férias Escolares é da responsabilidade dos encarregados de educação dos alunos que frequentam a rede pública do concelho de Vila Nova de Gaia.

A inscrição é efetuada no prazo definido, junto da CerciGaia, utilizando o formulário próprio (ficha de inscrição) 

9. O meu filho frequenta o ensino privado posso inscrevê-lo no programa?
Não. O GAIAaprende+i é destinado a crianças e alunos que frequentam a rede pública do concelho de Vila Nova de Gaia, de acordo com o regulamento em vigor.

10. Como é efetuada a divulgação dos programas de ocupação de tempos livres?
A divulgação é efetuada através de publicitação na página institucional da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, sendo igualmente divulgado junto das coordenadoras da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e das coordenadoras do departamento de educação especial de cada agrupamento de escolas e escolas secundárias não agrupadas do concelho de Vila Nova de Gaia com Valências de Apoio Especializadas para Multideficiência/Autismo (VAE-M/A).

11. Como posso obter mais informação sobre o GAIAaprende+i?
Poderá solicitar mais informações sore o programa GAIAaprende+i através do correio eletrónico escolainclusiva@cm-gaia.pt.