3.ª Semana da Saúde Mental
Eventos 07 a 12 Out 2024 3.ª Semana da Saúde Mental Vários
A semana dedicada à Saúde Mental (7 a 12 de outubro), que este ano vai já na sua 3.ª edição, integra uma das respostas do Eixo 1 de intervenção do Feliz(Mente) – Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental, que visa a promoção de competências da comunidade gaiense ao nível do tema da Saúde Mental. Decorre durante o mês de outubro, de modo a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental – que se comemora no dia 10 de outubro. Seguindo a World Federation for Mental Health, a III Semana da Saúde Mental segue o tema: "É tempo de priorizar a Saúde Mental nos locais de trabalho” e, neste sentido, a Câmara Municipal de Gaia vai dinamizar diversas atividades relacionadas com esta temática, para diferentes públicos-alvo e com os seguintes objetivos:

Comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental;
Sensibilizar e informar a comunidade gaiense acerca da saúde mental e das respostas da comunidade nesse âmbito;
Promover a literacia da comunidade no âmbito da saúde mental;
Potenciar a discussão informada em torno do bem-estar psíquico, com ciclo de tertúlias, debates, palestras, visionamento de filmes, etc.

Ao longo da semana, existirão inúmeras atividades: biodanza; saúde mental sobre rodas; sessões de defesa pessoal; ginástica laboral e técnicas de relaxamento; yoga, mindfulness e risoterapia ao ar livre; tertúlias sobre locais de trabalho saudáveis, conciliação da vida pessoal e profissional, pirâmide da felicidade; caminhadas; apresentações de livros; cinema ao ar livre para toda a família com o filme «Divertidamente 2» e uma palestra motivacional com o Professor Jorge Sequeira.

As atividades são gratuitas, mas necessitam de inscrição. Em breve, o programa detalhado será disponibilizado.