A evolução da Sonata nos séculos XVII e XVIII
Eventos 04 Jul 2024 A evolução da Sonata nos séculos XVII e XVIII Espaço Corpus Christi
Espaço Corpus Christi
21h30

Pedro Couto Soares (flauta de bisel), Xurxo Varela (Viola da Gamba) e Ana Mafalda Castro (cravo), apresentam no 30º Festival Internacional de Música de Gaia uma verdadeira aula de história da música, abordando o tipo de composição musical designado por sonata.

Anne-Danican Philidor (1681-1728), Sonata para flauta de bisel
Lentement–Fugue–Courante–les notes égales et detaches–Fugue

Louis Caix d’Hervelois (1677-1759), Suite para viola da bamba e baixo contínuo
Prélude grave et marqué–Allemande–Muzette L’Henriette–La Berg-Op-Zoom–Grave

Jean Marie Leclair (1697-1764), Sonata em Ré M para flauta, viola da gamba e baixo contínuo
Adagio–Allegro–Sarabande–Allegro Assai

Georg Philipp Telemann (1681-1767), Sonata em Dó m para flauta e baixo contínuo
Dolente–Vivace–Piacevole–Allegro

Georg Philipp Telemann (1681-1767), Trio-Sonata em Fá M para flauta, viola da gamba e baixo contínuo
Vivace–Mesto–Allegro

Pedro Couto Soares – Flauta de Bisel
Detentor de diplomas de solista em flauta de bisel (1988, Conservatório Sweelinck de Amsterdão) e flauta transversal (1989, Academia Superior de Artes Constantijn Huygens) e dedica-se sobretudo à música antiga e contemporânea tendo colaborado com vários agrupamentos especializados. Integrou vários grupos de Música de Câmara: "Foral", "La Caccia", "Música Nova", "Trio Lov”. Colaborou com a "Oficina Musical" e os "Segréis de Lisboa", tendo com este agrupamento gravado vários discos. Tocou nalguns dos mais importantes Festivais de Música Portugueses e em numerosos países da Europa, no Brasil, nos E.U.A. e na Índia: Das várias gravações em que participou, destacam-se o CD Diferencias de flauta de bisel solo e Um Sarau na Corte de flauta clássica e pianoforte.
Tem-se dedicado a investigar a aplicação de técnicas de reeducação somática à prática instrumental. Em 2013 concluiu o doutoramento em Música na Universidade de Aveiro com uma tese sobre a Técnica Alexander e a prática e ensino da flauta.
Outro campo do seu interesse são os estudos camilianos, focando-se na música na vida e obra de Camilo Castelo Branco, tendo publicado vários artigos sobre o assunto.
Ensinou no Conservatório de Música do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora e foi professor coordenador na Escola Superior de Música de Lisboa, onde coordenou a Área de Música Antiga.

Xurxo Varela – Viola da Gamba
Nasceu em Ferrol, na Galiza, em 1971, filho de músicos.
Aos oito anos começou a estudar guitarra clássica com o seu pai, posteriormente violoncelo com Clara Groba e Dalibor Sebestik, aos 22 anos começou a estudar viola da gamba com o seu mestre Francisco Luengo e aos 24 canto com Miro Moreira.
É mestre em interpretação artística pela ESMAE-IPP onde ensina viola da gamba, práticas coletivas e acompanhamento desde 2009.
Além do seu labor como docente, é concertista de viola da gamba, produtor musical, assim como arranjador e compositor para diferentes formações, nomeadamente para o Projecto Cardo e para a Capella Duriensis, o grupo de música infantil Ledicia da Galiza e para a cantautora María Manuela. Participou ainda, como transcritor para diferentes cancioneiros de música e jogos tradicionais da Galiza.
Foi professor em diferentes escolas de música galegas assim como no conservatório de Coimbra e no Ateneu Cultural Ciutat de Manises (Valência).
Durante o seu período docente na ESMAE tem participado em diferentes palestras e masterclasses em Espinho, Castelo de Paiva, Coimbra, Manises (Valência) e como professor nos cursos internacionais de música Civebra (Brasília, 2020), Marchesato Opera Festival de Saluzzo (ano 2021) e no Ópera Studio de Cedeira, (ano 2023) e desde 2012 nos cursos internacionais de música antiga CIMA da ESMAE.
Atualmente toca com os conjuntos: Capela Compostelana, Malandança, Bando de Surunyo, Ensemble Musurgia, Galería del Claroscuro, Ensemble la Chimera, Café Zimmermann, Ensemble la Violondrina e Banchetto Musicale, com a cantautora María Manuela, com o grupo de música tradicional portuguesa Cardo Roxo e com o Pablo Sanmamed Trio (jazz, a Galiza), grupos com os que ainda participou em diferentes registos discográficos.

Ana Mafalda Castro – cravo
Ao longo de 40 anos de atividade artística, a cravista Ana Mafalda Castro afirma-se como solista, acompanhadora e na direcção e criação de vários grupos que se dedicam á Música Antiga.
Na sua variada carreira destaca-se a participação na homenagem em Estocolmo a José Saramago quando da entrega do prémio Nobel, nas Folles Journées de Nantes e de Bilbao e no Festival San Luis Potosi no México.
O reportório contemporâneo para cravo tem estado também presente nos seus recitais, nomeadamente na estreia da obra "Il ritorno” composta para si por António Pinho Vargas.
Tendo recebido calorosas críticas, Ana Mafalda Castro gravou vários CD para as editoras EMI-Classics, Numérica e Portugaler.
Ana Mafalda Castro mantém uma intensa atividade docente, tendo participado em vários cursos e júris nacionais e internacionais.
É professora e fundadora do Curso de Música Antiga na ESMAE.

O FIMG é uma iniciativa da Associação Filarmonia de Gaia, com o apoio do Município de Vila Nova de Gaia, Na sua 30º edição, o FIMG decorre de 1 de junho até 6 de julho, contando ainda com uma apresentação especial no dia 23 de novembro. À semelhança do que tem vindo a acontecer nas edições passadas, o FIMG passa por diversos locais icónicos de Gaia, trazendo ao nosso Concelho nomes maiores da música erudita nacional e estrangeira.

+ info através do tlf. 223 712 213.