Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Campeonato Nacional de Maratona
Eventos 21 a 23 Jun 2024 Campeonato Nacional de Maratona Crestuma
É já a partir de 21 de junho que Crestuma será o palco do Campeonato Nacional de Maratona, uma competição que se realiza aos longo de três dias. Um evento que assinala a 40.º edição da Maratona de Crestuma. Trata-se da mais antiga prova de canoagem realizada em Portugal e é também uma das mais antigas a nível internacional. 

Realizou-se pela primeira vez em 1981. Em 2009, foi palco do campeonato do Mundo de Maratona e foi-lhe atribuída a realização do Campeonato da Europa de Maratona em 2025. Organização conjunta do Clube Náutico de Crestuma e da Federação Portuguesa de Canoagem, com o apoio a Câmara Municipal de Gaia e da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, vai desafiar os canoístas a competir num percurso em circuito a disputar nos escalões sénior, júnior e master. As regatas estão organizadas em short race e long race em embarcações monologares a realizar, respetivamente, na sexta-feira e sábado. O domingo está reservado para a competição em embarcações duplas. 

A geografia do local permite ao público acompanhar praticamente toda a prova, por muitos classificada como mítica, pela dificuldade que envolve, em particular ao nível das portagens – passagem dos canoístas por terra – durante o percurso. A prova mais longa corresponde a um percurso de 29,8 quilómetros, realizada em circuito (8 voltas e 7 portagens) e a mais pequena é de 11,8 quilómetros a disputar em embarcações de stand up canoe (2 voltas e 1 portagem) e em paracanoagem (sem portagem). Haverá também lugar à realização de provas de paracanoagem, a vertente inclusiva da canoagem, para atletas com mobilidade reduzida e/ou deficiência, promovendo a inclusão e fixação de novos praticantes, e desenvolvendo, simultaneamente, a Canoagem como instrumento social. 

A 40.º Edição da Maratona de Crestuma conta com cerca de 320 atletas inscritos em representação de 39 clubes nacionais.