Coro de Sermonde
Eventos 02 Jul 2024 Coro de Sermonde Igreja de Sermonde
Igreja de Sermonde
21h30

O 30º Festival Internacional de Música de Gaia convida o Coro de Sermonde para um concerto alusivo ao tema Mariano, sob direção do Maestro Mário Reis, a realizar na Igreja de Sermonde.

Concerto Mariano

Constanz (séc. XVI), Regina Caeli
Jean Batiste Faure (séc. XIX), Ave Maria
Heitor Villa Lobos (séc. XX), Ave Maria
Seravat (séc. XX), Ave Maria
Jose Bernardo Alvarez (séc. XX), Ave Maria
Zoltan Kodaly (séc. XX), Stabat Mater
Mário Reis (2018), Ave Maria
Xabier Sarazola (séc. XX), Ave Maria
Marco Frisina (séc. XX), Stabat Mater
Dante Andreo (séc. XX), Ave Maria

Mário Reis
Iniciou os seus estudos musicais em 1980 na Escola de Música de S. Félix da Marinha, onde estudou violino. De 1989 a 1991 estudou Guitarra Clássica na Escola de Musica Silva Monteiro. Em 1995 ingressou no Conservatório de Musica de Gaia, onde, para além da frequência do Curso Geral, estudou Guitarra Clássica e Piano. Em 1992 foi um dos membros fundadores do «Coro do Mosteiro de Grijó» e seu Maestro entre 1991 e 1995. Em 2009 ingressou no Conservatório Superior de Musica de Gaia no Curso Superior de Direção de Coros e Orquestra, sob a orientação do Prof. Mário Mateus, sendo Licenciado por aquela instituição. Faz parte do «Coro da Fundação Conservatório Regional de Gaia», do grupo «Musica Vocal Contemporânea» e do grupo «Musica Reservata».
Assumiu em 2015 a Direção Artística do Coro da Tuna Juvenil de Sermonde. Sob a sua Direção, e no espaço de um ano, este Coro teve já diversos Concertos, dos quais de destacam o concerto «Cantando ao Menino Deus» – em parceria com o Conservatório Regional de Gaia e a Tuna Orfeão de Grijó – e o Concerto «Happy Hour» com a Tuna Orfeão de Grijó e o Concerto «As Lendas de Gaia», «O Som da Terra» e «Natal de Ontem». Tem mantido a regularidade dos Concertos do Coro numa média de seis concertos anuais.
Fez Estudos com os Maestros Ivo Cruz, Mário Mateus, Adam Clocek e Robert Gutter. Dirigiu a «Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia» e o «Grupo de Metais da Fundação Conservatório Regional de Gaia»
É licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto. Exerce Advocacia.

O Coro de Sermonde
O Coro de Sermonde é um coletivo que faz parte da já centenária «Tuna Juvenil de Sermonde», fundada em 1904.
Fundado na década de 70 do Séc. XX, o Coro sucedeu à «Orquestra Ligeira», ao «Grupo Sacro» e ao «Grupo Cénico», organismos que também pertenciam àquela coletividade, e de apreciável mérito.
Foi dirigido pelo Cónego Ferreira dos Santos, pelo Prof. Fernando Lapa, Maestro Jorge Rocha e atualmente é dirigido pelo Maestro Mário Reis.
O Coro tem um caráter eclético, dedicando-se à interpretação de música coral polifónica, nacional e estrangeira, de cariz sacro, profano e popular.
Participou e organizou diversos encontros de Coros, concertos em parceria com diversas escolas de música e formações musicais.
Interpretou já obras de inúmeros autores, tais como, a nível nacional, Fernando Lapa, Fernando Lopes Graça, Manuel Cardoso, D. Pedro de Cristo, e a nível internacional, autores como Palestrina, Victória, Hans Leo Hassler, G. Aichinger, Jcob Handl, Jacques Arcadelt, Gilles Binchois, Juan del Encina, Ingenieri, Di Lasso, Praetorius, Pergolesi, H. Schutz, J. Brahams, W. A. Mozart, Beethovem, Verdi, Wagner, J.S. Bach, Mendelssohn, Zoltan Kodaly, Dante Andreo, J.F. Alvarez, para citar apenas os mais conhecidos.
Em dezembro de 2015 retomou parte do repertório original da Tuna Juvenil e levou à cena o concerto «Cantando ao Menino Deus» onde apresentou obras para coro e orquestra de compositores de Vila Nova de Gaia dos inícios do Sec. XX. Apresentou-se em 2016 no Festival Internacional de Música de Gaia com o concerto «As Lendas de Gaia», espetáculo multimédia onde executou diversas peças do período Medieval e Renascentista. Apresentou recentemente um Concerto de Música Tradicional Portuguesa em julho de 2018, em parceria com o Grupo Cénico do Clube Júlio Dinis do Agrupamento de Escolas do mesmo nome. Em 2018 e 2019 apresentou-se, em conjunto com o Coro da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar do Porto, num ciclo de concertos de Natal.

O FIMG é uma iniciativa da Associação Filarmonia de Gaia, com o apoio do Município de Vila Nova de Gaia, Na sua 30º edição, o FIMG decorre de 1 de junho até 6 de julho, contando ainda com uma apresentação especial no dia 23 de novembro. À semelhança do que tem vindo a acontecer nas edições passadas, o FIMG passa por diversos locais icónicos de Gaia, trazendo ao nosso Concelho nomes maiores da música erudita nacional e estrangeira.

+ info através do tlf. 223 712 213.