(Des)Evidências
Eventos 15 Jun a 27 Jul 2024 (Des)Evidências Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Inauguração no dia 15 de junho, às 16h.

Inaugura no próximo dia 15 de junho pelas 16h00, na Biblioteca Pública Municipal de Gaia, a exposição de ilustração de Dina Sachse, "(Des)Evidências", ficando patente ao público até ao dia 27 de julho.

«Hoje em dia, a narrativa visual encontra-se equilibrada, em termos de importância, com a narrativa escrita, de tal forma que assume, por vezes, a forma de uma nova narrativa. A ilustração da literatura infanto-juvenil, abre-se aos olhos da criança como uma galeria de arte extremamente rica e variada, educando para um sentido estético apurado, e atuando como um catalisador do pensamento artístico e abstrato.
Esta exposição é o resultado e um acumular de anos de trabalho. Uma viagem pelo imaginário que inspira e povoa o meu ser, e que com o passar do tempo, deu frutos.  Semeei um jardim, e levo-vos até ele pela mão, a mão direita com que lanço as cores e formas que bebo da vida. Com a outra mão resguardo, escondo, porque os artistas são pessoas assim, com muita coisa dentro que é só sua. Fico parada no meio do meu jardim a olhar o céu. Incendeio o mundo dos outros com o fulgor do meu.
Peço que o contemplem comigo e que deixem que os vossos olhos se encham da mesma luz que ilumina os olhos das crianças, para compreender que a imaginação está carregada de (des)evidências.»
Dina Sachse

Vila Nova de Gaia, 1979. Licenciada em Design de Comunicação. Vencedora do Prémio Melhor Ilustração Original do "Concurso Lusófono da Trofa Prémio Matilde Rosa Araújo 2017” e do concurso "Ilustra_Futuro ETIC 2010”. Destacou-se com um Merit Award em 2022 no "Hiii Illustration International Competition”, concurso em que já recebera uma Nomeação em 2019 e 2021 e um Merit Award na edição de 2018, na China. Finalista de vários encontros internacionais, como "Bienal de Ilustração de Guimarães”, "Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira” ou "14º PortoCartoon World Festival”, foi ainda Nomeada no "Vera World Fine Art Festival” e convidada a expor no "Salon Art Shopping, Carrousel du Louvre”, em Paris. Participou em vários festivais literários, integrou o elenco de artistas da 11ª edição do livro "International Contemporary Masters” publicado a convite da World Wide Art Books, em Santa Barbara, EUA.
Recentemente fez um Workshop de Ilustração em Paris, com a célebre ilustradora Rébecca Dautremer. Autora ou coautora de mais de duas dezenas de livros, participa regularmente em exposições coletivas e individuais de ilustração, pintura e escultura.

A propósito desta exposição, a Biblioteca preparou um conjunto de iniciativas, entre elas, dois encontros (26 e 29 de junho) com a criadora, que guiará os participantes numa visita à sua exposição de ilustração; e a apresentação do Livro "Malvico Sarapico, O Duende Mafarrico”, com texto e ilustração da própria Dina Sachse.

A Biblioteca Pública Municipal de Gaia, durante o mês de junho, está aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 22h00, e aos  sábados, das 9h00 às 19h00.
Mais informações através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-gaia.pt ou Tlf. 223 745 670.