Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Douro Bridges Open Water
Eventos 08 Set 2024 Douro Bridges Open Water Ribeira Porto - Marina Afurada
Imagem do evento
A 3.ª edição da Douro Bridges – Porto & Gaia – Open Water realiza-se no dia 8 de setembro de 2024, no rio Douro, entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia, sob organização da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP). A prova integra o XVII Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a supervisão da Federação Portuguesa de Natação. A linha de partida será organizada na zona da Ribeira do Porto, a aproximadamente 150/200 metros da Ponte Luís I, orientada em direção à foz do Douro (montante – jusante), numa distância aproximada de 4 quilómetros. A chegada, em meta flutuante, acontecerá na praia contígua à Douro Marina.

O ano de 2022 marcou o regresso das águas abertas ao rio Douro, décadas depois da última edição, realizada em 1979. Essas provas de natação em rio tiveram como pioneiro o Clube Fluvial Portuense, com um evento em 1916: a Travessia do Porto a Nado, a mais emblemática das provas no Douro, que atingiu a maior longevidade.

É expectativa da ANNP reunir cerca de 400 participantes nesta edição, atraindo espetadores às margens das duas cidades no acompanhamento da competição, como aconteceu nas duas anteriores edições. Não faltam exemplos de grandes cidades europeias que promovem eventos desta natureza, de grande espetacularidade e com grande interesse para população em geral. Neste caso, a própria proximidade das margens do rio Douro deverá despertar um interesse generalizado da população em assistir a este evento.

Esta prova integra o XVII Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a supervisão da Federação Portuguesa de Natação, o que desde logo representa o reconhecimento do trabalho da ANNP na recuperação de uma prova emblemática para o país e que justifica a sua inclusão no programa de provas de águas abertas nacionais. Por outro lado, há o reconhecimento implícito de que se trata de uma prova com grande potencial e representa uma aposta clara por parte da Federação. Tratando-se de uma prova do XVII Circuito Nacional de Águas Abertas, os melhores atletas da especialidade estarão presentes, o que será determinante para fortalecer a possibilidade de internacionalização deste evento.