Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Fado Jazz – Filhos da Revolução
Eventos 25 Out 2024 Fado Jazz – Filhos da Revolução Auditório Municipal de Gaia
Imagem do evento
Auditório Municipal de Gaia
21h30

O pianista e compositor, Júlio Resende, apresenta o seu mais recente espetáculo, Fado Jazz – Filhos da Revolução, uma viagem única pela alma musical portuguesa e uma celebração da Liberdade, dos 50 anos do 25 de abril e da relação com África. Na sequência do álbum anterior, "Fado Jazz Ensemble", este novo álbum, lançado mundialmente no dia 13 de outubro de 2023, e que conta com o apoio de duas grandes etiquetas discográficas (Sony Music em Portugal e ACT Music no resto do Mundo), desenvolve e aprofunda a dialética entre os dois estilos musicais referidos (Fado e Jazz), contando ainda com a presença do extraordinário Salvador Sobral no tema "A Casa Dela”. 
Com música original composta por Júlio Resende, este trabalho conta ainda com a presença de Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa (um instrumento que detém uma sonoridade muito particular e típica), Alexandre Frazão na bateria e percussão e André Rosinha no contrabaixo. O espetáculo inclui ainda um gesto inédito: sendo Júlio Resende o único artista autorizado a utilizar a voz da Amália Rodrigues nos seus espetáculos, poderemos contar com um dueto impossível entre ele próprio e a extraordinária Diva do Fado na canção "Medo”. 

Júlio Resende, músico, pianista e compositor, é um dos mais internacionais músicos portugueses e conta já com nove álbuns editados, num percurso que se inicia no Jazz, passa pelo Fado e pela Palavra, numa procura contínua do lugar perfeito que nunca existe e que só assim lhe permite explorar mais e mais, conseguindo que essa insatisfação e irreverência permitam a quem o ouve, o contacto com novas descobertas. 
Depois de ter gravado os seus três primeiros projetos em nome próprio em formato de trio e quarteto de Jazz ("Da Alma” – 2007, "Assim Falava Jazzatustra” – 2009, "You Taste Like a Song” – 2011), decide pensar a improvisação sobre outros géneros musicais, como é o caso do Fado, onde cruza tradição com modernidade e lança, a partir do seu piano, um novo olhar sobre a canção portuguesa. 
Baseando-se em alguns dos temas mais populares de Amália Rodrigues – a Diva do Fado – Júlio Resende apresenta novos desafios: trazer o Fado ao piano, cantar as melodias com o piano em vez de as acompanhar apenas, expressar com o piano tudo o que o Fado significa. "Amália por Júlio Resende”, editado em 2013 pela Valentim de Carvalho, foi unanimemente aclamado por toda crítica musical portuguesa e recebeu CHOC DISC*****5 Estrelas pela prestigiada revista francesa CLASSICA, que classifica os melhores músicos e instrumentistas do mundo. 
Sendo um talentoso e criativo improvisador, Júlio Resende vai mais longe e arrisca um dueto (im)possível com Amália, servindo a voz da Diva com o seu piano no tema "Medo”. Quinze anos depois do desaparecimento de Amália Rodrigues, Júlio Resende convence a Valentim de Carvalho (editora de Amália) e, pela primeira vez em toda a história, um músico é autorizado a tocar com a voz da Diva. 
Na sequência do seu primeiro projeto a solo onde integra Fado e Jazz, Júlio Resende lançou em 2015 o seu quinto álbum – "Fado & Further” – com a participação da catalã Sílvia Pérez Cruz, uma das maiores cantoras de Espanha. 
O seu sexto álbum abre o repto para um novo paradigma: a palavra e a poesia, num feliz encontro com o Psiquiatra e Sexólogo Júlio Machado Vaz. "Poesia Homónima” (2016) é a prova de que a arte não tem barreiras e abre caminho para uma nova relação do pianista com a poesia. São poemas de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares, na voz inconfundível de Júlio Machado Vaz, acompanhadas pela improvisação do piano de Júlio Resende. 
Já em 2017, Júlio Resende lança aquela que é, provavelmente, a mais arrojada e divergente de todas as suas criações. A partir da poesia inglesa de Fernando Pessoa, constitui uma banda de pop-rock com influências de música indie e eletrónica à qual dá o nome de Alexander Search, um dos mais importantes heterónimos de Pessoa e que escreveu, quase em exclusivo, na língua inglesa. O disco, lançado em junho, entrou diretamente para a terceira posição do top nacional de vendas, trazendo a certeza de que é uma aposta ganha. 
"Cinderella Cyborg”, álbum lançado em 2018, é uma aventura musical, um namoro assumido entre homem e máquina. Entre o acústico do piano, da bateria e do contrabaixo, e os sons eletrónicos dos pads e chips. 
Em dezembro de 2019, os pianistas Júlio Resende e Maria João Pires atuaram juntos num espetáculo único em que os espíritos criativos de ambos os artistas convergiram. Num diálogo musical, procuraram criar uma nova "receita de concerto" cujas experiências de carácter único promovem momentos inigualáveis. Improvisação, fantasia e inspiração, elementos essenciais na atuação dos pianistas, dão lugar a um concerto único no seu género. 
2020 foi o ano em que Júlio Resende lançou o álbum "Júlio Resende - Fado Jazz Ensemble". Este projeto único no mundo do Jazz e World Music sintetiza uma visão criativa de um diálogo entre o Jazz e o Fado. O conjunto instrumental é composto por um trio de Jazz - piano, contrabaixo e bateria - juntamente com a distinta guitarra portuguesa que dá um carácter idiossincrático ao espetáculo. 
Em fevereiro de 2022 Júlio Resende lançou mundialmente o seu álbum "Fado Jazz” pela importante etiqueta ACT Music e que recebeu as mais extraordinárias avaliações por parte dos mais relevantes críticos especializados em todo o Mundo. Em outubro de 2023 lançou o seu mais recente álbum "Filhos da Revolução”, novamente pela Sony Music (em Portugal) e pela ACT Music (resto do Mundo), o qual conta com a participação de Salvador Sobral.

Bilhetes à venda na Ticketline (online e postos de venda) e nas bilheteiras dos Auditórios Municipais (AMG e CTEB).
Programa sujeito a eventuais alterações por motivos imprevistos.
Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail bilheteira.amg@cm-gaia.pt.