Festival Cúpula Circus Village
Eventos 13 a 15 Set 2024 Festival Cúpula Circus Village Arcozelo
O Festival Cúpula Circus Village está de volta para a sua 6ª edição. Este ano vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de Setembro em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. É um festival de circo contemporâneo produzido e organizado pelo Instituto Nacional de Artes do Circo, em co-produção com a Junta de Freguesia de Arcozelo.

Enquanto primeira vila de circo contemporâneo em Portugal, instala neste território uma rota cultural e turística de dimensão internacional, promovendo encontros transformadores e partilhas únicas entre diferentes públicos e artistas. Com uma programação abrangente, variada e totalmente gratuita, o recinto do festival é composto por 3 tendas de circo, espaços exteriores de apresentação, espaços de treino, zona de restauração e ainda uma área de parque de campismo. Destinado a pessoas de todas as idades, o Festival contribui para o aumento da diversificação e da qualidade da oferta artística no território nacional através da programação de espetáculos de elevado nível técnico e artístico, dando principal ênfase a criações originais e a artistas emergentes.

O Festival pretente, ainda, impactar positivamente a economia local e promover a freguesia de Arcozelo como um pólo de desenvolvimento cultural e social, oferencendo, desta maneira uma dinâmica diferente no quotidiano dos habitantes da região. As grandes novidades deste ano incluem uma programação musical de sons Balcânicos, acolhendo o projeto "Bombalkanica” e, ainda, um Sunset com DJ ao vivo na Praia da Aguda.

Para além da programação artística o festival pretende ter um papel importante na formação. Neste sentido e durante os 3 dias, proporciona Workshops com entrada livre para todo o público interessado, fomentando um contacto direto com algumas técnicas de circo. Pensando também nos artistas, o festival proporciona algumas Master Classes com profissionais de renome, proporcionando aos artistas o aprimoramento das suas técnicas.

INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo: é um polo internacional dedicado exclusivamente às artes do circo localizado em Vila Nova de Famalicão. O Instituto tem como missão formar artistas, capazes de uma abordagem multidisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação de novas estéticas e levar o circo a todos os públicos, assim como a difusão e a implementação do circo contemporâneo em Portugal proporcionando uma nova oferta e enriquecendo o panorama cultural vigente. O INAC é a primeira estrutura de formação circense no norte de Portugal, que visa estimular a formação de jovens artistas de circo contemporâneo de alto nível técnico e artístico. Acolhe, atualmente, um grupo nuclear de artistas focados na criação de novas linguagens de circo e na sua difusão, quer seja no apoio a artistas emergentes quer através da programação artística. Para além do risco, da poesia e do humor, é na excelência técnica e no virtuosismo que se apoiam as várias formas de circo atual.
A equipa do INAC é constituída por programadores, diretores artísticos, produtores, difusores, artistas de circo, técnicos de rigger, luz, som, fotografia e vídeo. O INAC orgulha-se de ter uma equipa com mais de 30 profissionais de nacionalidades diferentes: homens, mulheres e pessoas não binárias.