5ª Feira - Dia 24, 21h30
Hotel Paraíso
HOTEL PARAÍSO, um espetáculo com texto do Coletivo SillySeason, direção Ricardo Teixeira e interpretação dos alunos do 3º ano do Balleteatro-Escola Profissional, sob a cena no dia 24 de novembro, no IV Festival (Internacional) de Teatro José Guimarães. A peça decorre num lugar onde a realidade e a ficção se confundem a caminho de um final apocalíptico. A ascensão de regimes totalitaristas, a ideia de uma Europa em ruínas e a relação Homem-Máquina são temas transversais ao espetáculo e aos seus personagens, também eles em decadência, vivendo presos num lugar indefinido, que tanto pode ser uma suite de hotel como qualquer outra coisa, em que há uma destruição iminente. A não perder!
6ª feira - Dia 25, 21h30
Terror e Miséria no III Reich
TERROR E MISÉRIA NO III REICH, de Bertolt Brecht, apresenta-se no IV Festival (Internacional) de Teatro José Guimarães, no dia 25 de novembro, às 21h30, sob a direção de Roberto Merino, com produção dos alunos da ESAP. Constituído por parte das 27 cenas que compõem esta obra de Brecht, o espetáculo traça um amplo retrato da vida quotidiana na Alemanha nazi. Entre a tragédia e a comédia, Brecht mostra o medo que consumiu as pessoas, na Alemanha dos anos 30, e que levou à ascensão de Hitler. Um sentimento que volta a assombrar os dias de hoje, com o crescimento do populismo e da extrema direita, em vários países, num momento em que a Rússia invade a Ucrânia e ameaça a Paz mundial. Imperdível!
Sábado - Dia 26, 21h30
La Comida Española
LA COMIDA ESPAÑOLA, a partir de "Comida Alemã” de Thomas Bernhard, com versão e direção de Carmen Galarza, para interpretação dos alunos da Escola Superior de Arte Dramática da Extremadura (Cáceres/Espanha), apresenta-se no dia 26 de novembro, às 21h30, no IV Festival (Internacional) de Teatro José Guimarães. Falado em castelhano, este dramolete – comparação com a palavra omelete, refeição rápida – que o autor inventou para se referir às suas peças breves, é um retrato do pior da história europeia, num gesto corajosamente acusador, onde desmascara o alemão comum e o nazismo que persistiu nas instituições e nas mentalidades, já em plena democracia. Mais um espetáculo imperdível!
Domingo - dia 27, 16h30
Medo Azul
O MEDO AZUL, com encenação e interpretação José Caldas, a partir de um conto de Charles Perrault, é o espetáculo que encerra o IV Festival (Internacional) de Teatro José Guimarães, no dia 27 de novembro, às 21h30. Com produção da Associação Cultural Quinta Parede, o espetáculo, destinado a todos os públicos a partir dos 6 anos, é uma metáfora sobre a violência doméstica e todas as outras formas de violência. Habitada pelo mítico e arrepiante Barba Azul, a peça remete-nos para uma série interminável de mulheres que têm sido violentadas, espancadas e assassinadas em Portugal e no mundo. Trata-se, enfim, de um espetáculo para todos os públicos, com vários níveis de leitura, numa viagem ao lado escuro do ser humano.
Mais informações através dos nºs 932022892 ou 223740398, ou do e-mail tunasantamarinha@gmail.com.
Mais informações através dos nºs 932022892 ou 223740398, ou do e-mail tunasantamarinha@gmail.com.