Solar Condes de Resende
15h00 – 17h00
15h00 – 17h00
O Prof. Doutor António Barros Cardoso discorre sobre o tema «Nas Origens das Ideias Iluministas – "Luzes e Sombras”», no âmbito do Curso livre «40 anos depois: História Local e Regional», certificado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Gaia Nascente, numa iniciativa da Academia Eça de Queirós ASCR-CQ/Solar Condes de Resende, que conta com o apoio do Município de Gaia.
Na imagem: Carta Constitucional da Monarchia Portugueza decretada, e dada pelo Rei de Portugal e Algarves, D. Pedro Imperador do Brasil aos 29 de abril de 1826, edição de 1832.
Na imagem: Carta Constitucional da Monarchia Portugueza decretada, e dada pelo Rei de Portugal e Algarves, D. Pedro Imperador do Brasil aos 29 de abril de 1826, edição de 1832.
Fotografia: Lídia Baptista
"Propomo-nos abordar as raízes do pensamento iluminista, o mesmo que serviu de base ao liberalismo, corrente que foi lentamente desenhada no século XVII, mas somente materializada nos quadros institucionais e políticos de finais do século XVIII. Atravessa depois todo o século XIX e ainda no nosso tempo enforma as principais estruturas das governanças europeias. Trata-se de um movimento iniciado no mundo das "academias de ciência”, que se espalharam por boa parte da Europa e que também marcaram presença entre nós. As ideias que nelas se foram cimentando, acabariam por chegar às universidades, transformando-as e dando-lhe a marca do racionalismo filosófico, quer no estudo dos fenómenos naturais, quer na produção de obras sobre o conhecimento do homem e da sua vida em sociedade. Nesse percurso fez-se regredir o eurocentrismo, reconhecendo grau civilizacional aos outros povos. Impôs-se a boa razão, contrária à razão particular e soube-se materializar esse legado em obras como a "Enciclopédia”, uma espécie de "suma filosófica” que substitui a atávica herança da "suma teológica”. Colocou-se assim o conhecimento científico ao serviço das necessidades práticas da vida, e, a par, libertou-se a evolução das artes e das letras."
Presencial e por videoconferência; a frequência e o pagamento implicam inscrição prévia; para mais informações contactar queirosiana@gmail.com.