Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Os Romanos entre nós
Eventos 16 Dez 2023 Os Romanos entre nós Solar Condes de Resende
Solar Condes de Resende
15h00
Monólito em granito com inscrição do século I d.C. proveniente do Castelo de Gaia. Foto: Lídia Baptista.

No âmbito do curso livre "40 Anos depois: História Local e Regional", uma iniciativa da Academia Eça de Queirós (ASCR-CQ)/Solar Condes de Resende, com o apoio do Município de Gaia, o Prof. Doutor Rui Morais apresenta o tema "Os Romanos entre nós - Glocalização e ecologia marítima no contexto da navegação e comércio romano na Fachada Atlântica do NW Peninsular".

O Noroeste Peninsular abarca um território banhado por uma ampla frente marítima oceânica. O estudo sobre a navegação e comércio nesta região deve levar em consideração a alteração da linha de costa ao longo dos tempos, pelo que é fundamental o cruzamento das fontes literárias e epigráficas e do registo arqueológico e cartográfico, com as evidências diacrónicas da geomorfologia e da sedimentologia nesta franja costeira.
A ocupação romana implicou uma lógica associada a diferentes formas de controlo territorial que obedeceram a uma interface marítima/ portuária/ terrestre. Essa lógica contemplou três espaços, cada um interdependente e dependente do outro: o espaço navegável (utilizando os canais de navegação), o espaço de cargas e descargas (utilizando uma praia ou uma zona de desembarque com cais e rampas) e as áreas de armazenamento e redistribuição de mercadorias, com áreas de rutura de carga e transvase de produtos. Assistiu-se também a transformações ecológicas da paisagem costeira que trouxeram a desflorestação e a transformação da paisagem, mas também processos inversos de florestação com fins económicos, muito provavelmente associados à construção naval, num processo que designamos por "ecologia marítima associada à navegação e comércio”, como se testemunha, por exemplo, na plantação de uma floresta de Pinus na franja costeira de Esposende, muito provavelmente associada à construção e reparação naval.

Organização: Academia Eça de Queirós (ASCR-CQ)/Solar Condes de Resende
Certificação Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente (M.E.)

Mais informações através do tlf. 227 625 622 ou e-mail solarcondesresende@cm-gaia.pt.