Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Recital de Violino e Piano
Eventos 13 Jun 2024 Recital de Violino e Piano Auditório Municipal de Gaia
Auditório Municipal de Gaia
21h30

Afonso Fesch (violino) e Miguel Borges Coelho (piano) marcam presença no 30º Festival Internacional de Música de Gaia, interpretando obras de Schumann, Janáček e Brahms.

Afonso Fesch, violino
Nascido no Porto, Afonso Fesch tem desenvolvido uma intensa atividade performativa na última década, tanto como solista como músico de câmara. Durante a sua formação, o jovem violinista teve a oportunidade de contactar com grandes pedagogos. Mentores como Yossif Grinman, Zofia Wóycicka, Gerardo Ribeiro, Pavel Vernikov, Dora Schwarzberg, Raphaël Oleg e Ivry Gitlis – como bolseiro da Fundação Calouste Gulbekian – foram essenciais no seu trajeto artístico. Afonso tem desenvolvido um especial interesse pela atividade camerística e teve o privilégio de apresentar-se em palco, tanto como músico de câmara ou solista, ao lado de artistas como Giuliano Carmignola, Guy Braunstein, François Benda, Silvia Simonescu, Roland Glassl, Diemut Poppen, Miguel Borges Coelho, Anton Kernjak, Delphine Lizé, Raphaël Oleg, Ivry Gitlis, entre outros. Entre 2008 e 2014, Afonso Fesch ocupou o cargo de 1º concertino da International Mahler Orchestra em Berlim. Afonso teve o prazer de trabalhar com maestros como Krzysztof Penderecki, Jonathan Nott, Michael Sanderling, Yoel Gamzou, Otto Tausk,
Eliahu Inbal e Heinz Holliger. O violinista português apresentou-se como solista convidado com orquestras, entre as quais, a Orquestra Sinfónica de Hamburgo, Staatsorchester Kassel, Orquestra Sinfónica de Basileia, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, International Mahler Orchestra, Orquestra Sinfónica de Harbin, a Orquestra Filarmónica de Estugarda, entre outras. Ao longo da sua atividade concertista teve a oportunidade de apresentar-se em salas de concerto tais como a Philharmonie Berlin, Konzerthaus Viena, Laeiszhalle Hamburgo, Stadthalle Kassel, Herkulessaal Munique, Liederhalle Estugarda, Casa da Música Porto, Concert Hall Shenzhen e Stadtcasino Basileia.
Afonso atua regularmente em diversas formações e grupos contemporâneos, entre os quais, o Remix Ensemble da Casa da Música, tendo trabalhado diretamente com músicos como Jörg Widmann, Harrison Birtwistle, Peter Rundel, Thomas Demenga, Heinz Holliger, entre outros. De mencionar, ainda, o facto de ter gravado a obra Mysteriendramen de Elmar Lampson para a editora col legno. O mesmo compositor dedicou-lhe o concerto para violino e orquestra, cuja estreia aconteceu em Março de 2014 com a Staatsorchester Kassel. Afonso Fesch foi recentemente escolhido para a posição solo dos segundos violinos da Orquestra Real Dinamarquesa em Copenhaga.
Afonso toca num violino de Jean-Baptiste Villaume de 1871, da colecção da própria orquestra.

Miguel Borges Coelho, piano
Natural do Porto, Miguel Borges Coelho mantém uma carreira de solista e músico de câmara, sendo em paralelo professor de piano na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), no Porto, e Investigador Integrado no CEIS20, da Universidade de Coimbra.
Depois de iniciar o estudo do piano com Amélia Vilar, prosseguiu a sua formação no Conservatório de Música do Porto, com Isabel Rocha. 
Como bolseiro da Fundação Gulbenkian estudou na Hochschule für Musik Freiburg, com V. Margulis e na Escuela Superior de Música Reina Sofia, com D. Bashkirov e G.  Egyazarova (piano) e Márta Gulyás (Música de Câmara).
Venceu vários concursos nacionais de piano e obteve o 2º Prémio e o Prémio para a interpretação da obra contemporânea no XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto. Em 1998 o Ministério da Cultura atribuiu-lhe o Prémio Revelação "Ribeiro da Fonte”.
Actuou em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Republica Checa, Brasil e Colômbia, nomeadamente no CCB, Casa da Música, Gulbenkian, São Carlos, Euskalduna (Bilbau), Kursaal (San Sebastián), Baluarte (Pamplona),  Rudolfinum (Praga) e em festivais como os de Sintra, Póvoa do Varzim, Dias da Música, Terras Sem Sombra, Folles Journées (Nantes), Quatuors à Cordes en Pays de Fayence, Mozart (Coruña), Quincena Musical (San Sebastián) e Musika/Música (Bilbao). 
Foi solista com as orquestras do Algarve, APROARTE, de Câmara de Praga, Clássica do Centro, Clássica da Madeira, EPMVC, Filarmonia das Beiras, Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Nacional do Porto, Sinfónica de Euskadi, Sinfónica Portuguesa e Sinfonieta de Lisboa.
Colabora assiduamente com a pianista Marta Zabaleta, tendo actuado ainda com músicos como Pedro Burmester, Afonso Fesch, Paulo Gaio Lima, Michal Kanka, Frantisek Novotni, Asier Polo, Filipe Quaresma, Gerardo Ribeiro, Pedro Ribeiro, António Rosado, António Saiote, Pavel Sporcl, Álvaro Teixeira Lopes, e os quartetos Capela, de Matosinhos, Prazak, Talich e Wihan.
Fez estreias mundiais de obras de F. Lopes Graça e J.P. Oliveira.
Gravou um CD duplo com obras de J. Peixinho (Numérica). Para a editora Praga Digitals (Harmonia Mundi), em colaboração com o violoncelista Michal Kanka ou com o Quarteto Prazak, gravou quatro CDs com obras de M. Weinberg, E. Bloch, R. Strauss, e A. Tcherepnin. O CD dedicado a Weinberg foi Choc Disc para a revista "Le Monde de la Musique” e, tal como os CDs dedicados a Bloch e Strauss, Diapasón 5 para a revista Diapasón.

Programa:

R. Schumann, Fantasiestücke, Op. 73

Leoš Janáček, Sonata para violino e piano, JW VII/7

Johannes Brahms, Sonata para violino e piano No.1 em Sol Maior, Op.78

Bilhetes à venda na Ticketline (online e postos de venda) e nas bilheteiras dos Auditórios Municipais (AMG e CTEB).
+ info através do tlf. 223 712 213.