Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eventos 08 Jun 2024 Recital de Violoncelo e Piano Cine-Teatro Eduardo Brazão
Cine-Teatro Eduardo Brazão
8 de junho, 21h30

Marco Pereira (violoncelo) e Joana David (piano) interpretam obras de Claude Debussy, Gabriel Fauré, Luís de Freitas Branco e Astor Piazzola, no âmbito do 30º Festival Internacional de Música de Gaia.

Marco Pereira
Marco Pereira teve o primeiro contacto com o violoncelo aos 13 anos na EPMVC. 
Prosseguiu os estudos em Lisboa, na ANSO, com Paulo Gaio Lima, onde finalizou o Curso com 20 valores, e posteriormente em Madrid, na Escuela Superior de Musica Reina Sofia, com Natalia Shakovskaya. Durante este percurso teve a oportunidade de trabalhar com os maiores mestres do violoncelo, como por exemplo, Natalia Gutman, Gary Hoffman, Phillipe Muller, Ivan MonegheO, entre muitos outros. 
Desde cedo, o quarteto de cordas está muito presente na carreira de Marco Pereira, onde aRnge o seu auge na formação do quarteto de cordas de Matosinhos, como membro fundador. Este quarteto foi nomeado "Rising Stars”na temporada 2015/2016 da ECHO, onde teve oportunidade de fazer uma série de concertos pelas principais salas da Europa tais como Barbican (Londres), Concertgebouwn (Amesterdão), Musikverein (Viena). 
Marco Pereira fez inúmeros concertos a solo, recitais e concursos que impulsionaram a sua carreira, conquistando um lugar de prestígio no meio musical português e internacional. Dos concursos pode destacar-se o concurso JMP onde foi vencedor de Musica de Camara em 1999 e Violoncelo – nível superior, em 2003, ano em que conquistou também o "prémio Maestro Silva Pereira”. A nível internacional destaca-se o 1º prémio no " Liezen InternaRonal Wejbewerb für Violoncelo " na Austria, na categoria "III Konzert". Venceu também o 1º premio no "VI Certamen de Musica de Camara del Sardinero" em Santander, em 2006. Foi também laureado no Concurso de Interpretação do Estoril, Julio Cardona, entre outros. Apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Joensuu Orchestra (Finlândia), AtlanRc Music FesRval Orchestra (USA), entre outras. 
Gravou inúmeros Cd’s para violoncelo solo, quarteto de cordas e outras formações. É violoncelo solo/chefe de naipe na Orquestra Gulbenkian. É convidado regular na Orchestre Philharmonique Royal de Liege e Nederlands Philharmonisch Orkest como chefe de naipe. 
Foi professor de violoncelo na Universidade de Aveiro e Universidade do Minho. É professor na ANSO.

Joana David
Licenciou-se com elevada classificação em piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto em 2004 na classe do Prof. Luís Filipe Sá e Jaime Mota.
Participou em cursos de piano, bem como cursos de música de câmara.
Participou nos estágios da Orquestra Nacional das escolas de música e completou o curso complementar de canto.
Prossegue os seus estudos em Londres onde concluiu em 2007, com distinção, o curso de pós-graduação em piano de acompanhamento na Royal Academy of Music, na classe dos professores Colin Stone e Michael Dussek. 
Integrou o estágio do estúdio de ópera " Placido Domingo" do Palau de les Artes Reina Sofia em Valencia.
É laureada pelo concurso de canto lírico dos Rotários 2009 (prémio melhor pianista acompanhador) e pela RAM com o prémio "Scott Huxley”.
Tem colaborado frequentemente com diversas orquestras tais como a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e a Orquestra Sinfónica Portuguesa. Trabalhou como pianista acompanhadora na Escola Superior de Música do Porto, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e na Universidade de Évora. 
É correpetidora há mais de 20 anos, tendo trabalhado para inúmeras produções de ópera.
Juntamente com a soprano Marina Pacheco fez a primeira gravação da integral das canções de João Arroyo. 
É frequentemente convidada para acompanhar masterclasses, concursos e audições. 
Em 2014 obteve o Estatuto de Especialista em Música pelo Instituto Politécnico do Porto.
É pianista correpetidora no Teatro Nacional de São Carlos e Professora de Práticas de Ensaio/ Piano Colaborativo na Escola Superior de Música de Lisboa. 
Atualmente estuda direção de orquestra na "Scuola di Alto Perfezionamento Musicale” em Itália com o maestro Donato Renzetti.

Programa

I parte
Claude Debussy, Sonata para violoncelo e piano
I - Prologue: Lent, sostenuto e molto risoluto
II - Sérénade: Modérément animé
III - Finale: Animé, léger et nerveux

Gabriel Fauré, Elegie
Gabriel Fauré, Papillon

II parte
Luís de Freitas Branco, Sonata para violoncelo e piano
I - Moderado
II - Muito Vivo
III - Muito Moderado
IV - Muito vivo

Astor Piazzolla, Le Grand Tango 

Bilhetes à venda na Ticketline (online e postos de venda) e nas bilheteiras dos Auditórios Municipais (AMG e CTEB).
+ info através do tlf. 223 712 213.