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Compreendi
Requiem de Fauré
Eventos 06 Jul 2024 Requiem de Fauré Mosteiro de Grijó
Mosteiro de Grijó
21h30

Encerramento do 30º Festival Internacional de Música de Gaia com a apresentação do Requiem de Fauré pela Filarmonia de Gaia, sob direção do Maestro Mário Mateus e com os convidados Leonor Duarte Cunha e Costa (soprano), Tiago Gomes (barítono) e Marta Eufrázio (violino solo).
Programa

Gabriel Fauré, Requiem

I. Introit – Kyrie
II. Offertory
III. Sanctus
IV. Pie Jesu
V. Agnus Dei
VI. Libera me
VII. In Paradisum

Filarmonia de Gaia
A Filarmonia de Gaia é uma iniciativa da Fundação Conservatório Regional de Gaia inserida no quadro dos seus objetivos estatuários de "promoção e desenvolvimento da atividade cultural artística, nomeadamente através do ensino da música e de outras artes e da realização direta ou indireta de manifestações culturais e artísticas”. Pretende-se que a Filarmonia de Gaia seja mais um instrumento de irradiação cultural da Fundação em prol da cultura de Gaia, espaço de afirmação de jovens intérpretes e de inserção profissional. A divulgação do grande reportório sinfónico e coral sinfónico constitui o seu principal eixo programático. A presença na programação da orquestra de personalidades prestigiadas do mundo da música é uma das principais ambições que presidem ao lançamento da Filarmonia de Gaia.
A Orquestra já foi dirigida pelos Maestros: Berislav Skenderovic (Croácia) David Rahn (Venezuela), Robert Gutter (EUA), Gustavo Petri (Brasil), German Cáceres (El Salvador), Sergio Pellegrini (Itália), Güven Yaslicam (Turquia), Ovidiu Marinescu (Roménia), Peter Tiboris (EUA), Reinhard Seehafer (Alemanha), Jesus Medina (México), Wiktor Bockman (Suíça) Jan Milosz Zarzycki (Polónia), Nino Lepore (Itália), Claudio Gallina (Itália), Gyüdi Sándor (Hungria) e Juan Carlos Lomonaco (Venezuela).
É seu diretor titular o Maestro Mário Mateus.

Mário Mateus, direção musical
Fez os seus estudos em Portugal, Alemanha e Áustria (Salzburgo e Viena).
Nestas cidades teve o privilégio de estudar e ouvir alguns dos maiores nomes da música do Séc. XX, o que teve importância decisiva nas conceções estéticas e humanísticas da sua atividade interpretativa.
Tem uma intensa atividade como pedagogo e ensaísta, com trabalhos publicados em livros, revistas e jornais e exerce a direção musical há cerca de 40 anos.
É doutorado pela Universidade de Aveiro. Gravou para as etiquetas: His Master’s Voice, EMI, Northern Flowers de S. Petersburgo, Dux de Varsóvia e Numérica.
Dirigiu algumas das maiores orquestras do panorama internacional, como a Orquestra Filarmónica de S. Petersburgo, Orquestra Filarmónica de Novosibirski, Orquestra Sinfónica de Bari, Orquestra Sinfónica Nacional de El Salvador, Orquestra Sinfónica de Palermo, Orquestra Filarmónica de Bacau, Orquestra Nacional do México, Orquestra de Câmara de Florença, Filarmónica de Gdansk, Filarmonia de Câmara Checa entre outras.
Fundou o Grupo de Música Vocal Contemporânea, o Grupo "Musica Reservata”, a Filarmonia de Gaia e criou a Fundação Conservatório Regional de Gaia de que é Presidente.
É agraciado com a medalha de Mérito (classe ouro) da Câmara Municipal de Gaia, com a medalha de Mérito Cultura e Ciência (classe ouro) da Câmara Municipal de Gaia, com a medalha de Mérito Cultural (classe ouro) da Fundacion Rutas del Romanico (Galiza) e com a Medalha de Mérito dos "Lions Club Internacional”.
É agraciado com a chave de outo da cidade de Fall River, nos EUA.

Leonor Duarte Cunha e Costa, soprano
Natural de Vila Nova de Gaia. Frequenta o 11.º ano do Curso de Música no Conservatório de Música do Porto (CMP) na classe de trompete do Prof. Rui Brito. Aos 6 anos, iniciou os seus estudos musicais na classe de trombone de varas do Prof. Joaquim Oliveira no CMP tendo, um ano mais tarde, integrado a classe de trompete com o Prof. Pedro Silva na Academia de Música de Paços de Brandão. Regressou ao CMP, onde trabalhou com os prof. Rubén Castro e Rui Brito.
Participou e foi premiada em diversos concursos: "Concurso Interno do CMP”; "Concurso de Trompete da Póvoa do Varzim”; "Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro – Terras de LaSalette”; "II Concurso Internacional de Jovens Talentos de Sopros e Percussão – Covilhã” onde se apresentou a solo com a Banda de Covilhã; 3.º lugar exequo no 9.º Concurso Internacional de sopros do Alto Minho. Recentemente, obteve o 1.º lugar no London International Music Competition 2023 – Júnior II e no Medici International Music Competition 2023 – Jovem Talento. Frequentou ainda, várias Masterclasses com: Jorge Almeida, Pierre Dutot, Thomas Gansch, Kevin Wauldron, Vasco Faria, Michael Sachs e trabalhou em Estágios de Orquestra/Estágio de Verão com os maestros Fernando Marinho e David Fiuza.  
Paralelamente ao trompete, tem participado em alguns Concursos de Canto e trabalhado em regime livre com a Prof. Margarida Reis. Neste âmbito, destaca-se o 1.º lugar obtido na participação no Concurso "Voz Branca”, promovido pela Fundação Conservatório Regional de Gaia e a sua participação no programa "The Voice Kids”, em 2022, tendo passado nas provas cegas. Atualmente integra a Banda Marcial de Fermentelos e a Orquestra Prescrição Musical.

Tiago Gomes, barítono
Tiago Amado Gomes iniciou os seus estudos musicais em Violoncelo e Canto no Conservatório de Música do Choral Phydellius. Prosseguiu os estudos em canto na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e Escola Superior de Música de Lisboa. Trabalhou com Sílvia Mateus, Benjamin Appl, Jill Feldman, Luís Rodrigues, Paulo Ferreira, Elisabete Matos, Christian Hilz, Susanne Rydén, Lúcia Lemos, Ricardo Panela. Foi premiado com "Extraordinary Music Talent” pela Austria Barock Akademie; prémio "Melhor Interpretação de Canção Portuguesa” e "Prémio do Público” pela Fundação Rotária Portuguesa; 2º Prémio Maratona XXI – OperaFest Lisboa. Como interprete em Ópera destacam-se Zareski em "Eugene” Onegin, Op. 24 de Tchaikovsky; Conde de Almaviva em "Le Nozze di Figaro”; Don Giovanni em "Don Giovanni” de W.A. Mozart; Ben em "The Telephone” de Gian Carlo Menotti; Marco em "Gianni Schicchi” de Giacomo Puccini; Figaro em "Beaumarchais” do Maestro Pedro Amaral em conjunto com a companhia de teatro Mala Voadora; Mad King em "The Eight Songs for a Mad King" de Sir Peter Maxwell Davies; The Bridegroom em "Labyrinth” de G. C. Menotti; Dancaire em "Carmen” de G. Bizet. Em concerto: "Ein deutsches Requiem”, Johannes Brahms; "Messe de Requiem”, de Gabriel Fauré; "Magnificat in D-Dur de J.S. Bach”; "Paukenmesse” de Joseph Haydn; "Requiem” de W. A. Mozart; "Carmina Burana” de Carl Orff|; "Messiah” de G. F. Händel; entre outros. Colaborações com Teatro: "Interpretação” de Tiago Rodrigues, "Karl Valentin Kabarett” de Ricardo Neves-Neves, "Vocês que Vivem” de Anna Leppänen, "Cinderela” de Bruno Bravo.

Marta Eufrázio, violino
Começou a estudar violino no Conservatório Regional de Gaia, prosseguindo os seus estudos com Alberto Gaio Lima. Foi posteriormente admitida no Royal College of Music, em Londres, onde estudou com o conceituado Grigory Zhislin. Foi nesta instituição que, em Julho de 2001, terminou com distinção a Licenciatura em Música e, dois anos depois, o Mestrado em Performance. Concluiu, ainda, em 2005, a Licenciatura em Ensino da Música e obteve o Diploma de Estudos Avançados em Música, na área da performance, em 2011, ambos da Universidade de Aveiro.
Participou como executante em Masterclasses orientadas por professores de renome internacional, como Ida Haendel, Dr. Felix Andrievsky, Lewis Kaplan, Joyce Tan, Gerardo Ribeiro e Daniel Rowland.
Apresentou-se a solo com a orquestra Artave, em 1996, com a orquestra Musicare, em 2004, sob a direção do Maestro Cesário Costa, em 2008 e 2009, com a orquestra Raízes Ibéricas, sob a direção do Maestro José Atalaya e Piero Beluggi, respetivamente, com a orquestra Filarmonia de Gaia, por diversas vezes, sempre sob a direção do Maestro Mário Mateus. Paralelamente, desenvolveu uma atividade constante na área da música de câmara. É membro fundador do Trio António Capela, com a violetista Rute Azevedo e o violoncelista Valter Mateus.
É frequentemente convidada para orientar Masterclasses e fazer júri de concursos e provas, por todo o país. Foi júri de violino (nível superior), do Prémio Jovens Músicos, em 2017.
É Professora Adjunta na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), onde leciona desde 2004. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista, pelo Instituto Politécnico, em Fevereiro de 2015.
+ info através do tlf. 223 712 213.