“A Amizade Não Tira Férias”
Notícias e Destaques 02 Set 2024 “A Amizade Não Tira Férias” Campanha da Animalife contra o abandono
Imagem da notícia
Em média, são abandonados 115 animais de companhia por dia em Portugal, estimando-se que, por ano, este número chegue aos 30 mil, de acordo com dados da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). São números verdadeiramente preocupantes e que levaram a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a lançar uma campanha de sensibilização que visa contribuir para a redução da percentagem de abandono animal durante as férias. Apesar do desagravamento da taxa de abandono durante o período da pandemia de covid-19, segundo um estudo realizado pela Animalife (que contactou mais de 200 associações de proteção animal do país), tem-se assistido a um considerável aumento destes números.

O abandono de animais de companhia é considerado um crime público, ou seja, qualquer cidadão que assista ou tenha conhecimento de uma situação destas pode denunciá-la. Esta denúncia deve ser efetuada junto das autoridades policiais, nomeadamente da PSP e da GNR, que têm serviços próprios para esse efeito.

Em Gaia, a Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) tem desenvolvido um trabalho de promoção da adoção de cães e gatos que são recolhidos pelo Município, no decorrer das suas obrigações legais, bem como aqueles que são entregues pelos munícipes. Esta estrutura tem, também, apostado fortemente na sensibilização, alertando a população em geral para a problemática do abandono dos animais.