Notícias e Destaques
12 Jun 2023
Apoio às obras na Igreja Paroquial de Santa Marinha
Edifício é considerado Imóvel de Interesse Público
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai estabelecer um acordo de parceria institucional com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Marinha, tendo em vista a realização de obras interiores de manutenção e restauro na Igreja Paroquial de Santa Marinha. As intervenções serão realizadas em pontos interiores da igreja que apresentam patologias construtivas, como sejam a implantação de fungos sobre os lambrins de azulejos da nave e do altar-mor, com respetivo destacamento de alguns painéis, notória deterioração de rebocos em algumas partes do teto abobadado e deterioração da caixa guarda vento da entrada.
Através deste acordo, compete ao Município de Gaia assumir o projeto e proceder à realização das obras; obter o parecer prévio necessário para a execução das referidas obras à Direção Geral do Património Cultural e realizar os respetivos procedimentos de contratação pública com vista à celebração dos contratos necessários.
Além de ser considerado um Imóvel de Interesse Público, a igreja está abrangida pela Zona Especial de Proteção Património Mundial do Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar e pela "zona tampão de bem inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO”. De acordo com fontes bibliográficas, trata-se de um templo quinhentista, inicialmente construído como uma capela medieval. Tendo sido edificado junto ao rio Douro, as frequentes cheias causaram alguns problemas, pelo que, no século XVIII, foi reconstruído numa cota mais alta, sem vestígios arqueológicos conhecidos. A arquitetura de raiz renascentista sofreu ao longo dos tempos várias alterações, com influências barrocas e neoclássicas, tendo sido totalmente reparada, em 1745, sob projeto de Nicolau Nasoni.