Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Aprovadas 169 novas camas em unidades de convalescença
Notícias e Destaques 15 Nov 2024 Aprovadas 169 novas camas em unidades de convalescença Candidaturas aprovadas no âmbito do PRR
Imagem da notícia
Vila Nova de Gaia vai dispor de 169 novas camas em unidades de convalescença, no âmbito das candidaturas ao PRR cujos resultados são agora conhecidos. No total, foram abertas candidaturas para 412 camas na área de intervenção da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte), números que comprovam a presença significativa do concelho de Gaia neste aviso.

As candidaturas dizem respeito a projetos de construção de raiz de infraestruturas, de obras de ampliação e/ou obras de remodelação de infraestruturas para a criação de novas respostas em Unidade de Convalescença. Na Área Metropolitana do Porto, haverá um total de 215 novas camas, a que se somarão 20 no Alto Minho, 40 no Cávado, 60 no Tâmega e Sousa, 40 no Douro e 20 nas Terras de Trás-os-Montes.

Em Gaia, as instituições onde serão criadas estas camas de convalescença são a Foco Saúde, a STGT Projects – Gaia, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia VNG e a Geriavi.

A aprovação destas candidaturas vem somar 169 camas em unidades de convalescença às 356 camas em cuidados continuados que serão criadas, na sequência da aprovação das candidaturas de quatro instituições gaienses, no final de 2023.

Os avisos de abertura de apreciação e seleção de candidaturas em causa dizem respeito ao cumprimento das metas 52, 53 – "Alargar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, na rede geral” – e 58 – "Alargar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos em camas de internamento de baixa complexidade”, no âmbito do investimento RE-C01-i02 do Plano de Recuperação e Resiliência.