Autarquia adquire equipamentos de rega inteligente
Notícias e Destaques 17 Out 2024 Autarquia adquire equipamentos de rega inteligente Serão instalados em 31 espaços verdes envolventes de empreendimentos sociais
Imagem da notícia
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia pretende adquirir equipamentos de rega inteligente para 31 espaços verdes envolventes aos empreendimentos sociais no âmbito da candidatura ao PRR Comunidades Desfavorecidas. O investimento rondará os 798 mil euros. Esta proposta será discutida na próxima reunião do executivo municipal, a 21 de outubro.
A manutenção mais ecológica dos espaços verdes é uma preocupação constante do Município, que tem procurado as melhores alternativas, proporcionando aos habitantes e visitantes espaços verdes cuidados e com manutenção regular.
Nesse sentido, é de extrema relevância a implementação de um sistema de rega que execute regas controladas, efetuadas de acordo com a previsão meteorológica e os dados recolhidos por sensores em campo, assim como controlo e acesso em tempo real às quantidades de água aplicadas a cada planta aliado à previsão da pluviosidade e a evapotranspiração nos jardins. Este sistema terá como efeito imediato uma poupança substancial na água utilizada, qualificando os espaços envolventes aos empreendimentos sociais.