Autarquia entrega 19 medalhas no Dia do Município
Notícias e Destaques 21 Jun 2024 Autarquia entrega 19 medalhas no Dia do Município Personalidades e entidades que merecem apreço e reconhecimento

Ana Abrunhosa (ex-ministra da Coesão Territorial), Rui Moreira (presidente da Câmara Municipal do Porto), António Cunha (Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDRN) e José Carlos Oliveira (arquiteto que ganhou o concurso de conceção e construção da nova ponte sobre o Douro com o Laboratório Edgar Cardoso e Arenas & Associados) receberam, a 20 de junho, por ocasião do Dia do Município, a Medalha de Honra que lhes atribui o título de cidadão honorário de Vila Nova de Gaia. A Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia destina-se a agraciar dignatários, personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços de excecional relevância, contribuindo desse modo para o bem social geral, para o bom nome e prestígio do Município ou para a sua projeção nacional ou internacional.

Por sua vez, a medalha de mérito municipal destina-se a agraciar pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, por atos ou serviços considerados importantes, relevantes ou excecionais, no domínio das atribuições municipais, de onde advenham assinaláveis benefícios para Vila Nova de Gaia e seu prestígio, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes ou para o seu desenvolvimento futuro. Foram entregues 15 medalhas em quatro áreas, nomeadamente: empresarial, desportiva, cultural e profissional.

O caricaturista António Santos (Santiagu) recebeu a medalha de mérito cultural grau ouro. Na área desportiva, foram agraciados António Sousa Magalhães, Cristina Fernandes, João Carlos Cardoso, Paula Castro, Ricardo Costa, Rui Amaral e, a título póstumo, José Pedro Ramos. A medalha de mérito profissional grau ouro foi entregue a Abílio Rocha, George Sandeman, João Fernando Ramos e Rui Ramos. Por fim, a empresa Augusto Guimarães & Irmão, Lda., a Nogway Group e o Standvirtual receberam a medalha de mérito empresarial grau ouro.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "no dia de hoje, são estas as pessoas que nós homenageamos. Homenageamos para que possamos dizer obrigado. Homenageamos para que possamos pedir-vos compromisso e que passem a ser embaixadores de Gaia. Homenageamos para vos dizer o quanto a vossa passagem por esta vida e por este tempo foi suficientemente importante para nós vos considerarmos para além das formalidades do dia a dia e, desta forma, ficando vinculados à nossa história coletiva”.