Avança a versão 2.0 do Plano Municipal da(s) Juventude(s)
Notícias e Destaques 01 Out 2024 Avança a versão 2.0 do Plano Municipal da(s) Juventude(s) Resulta da auscultação no âmbito do «Nova Voz à(s) Juventude(s)»
Imagem da notícia
Na sexta-feira, 4 de outubro, pelas 9h30, o Auditório Municipal de Gaia irá receber a cerimónia de apresentação do novo Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0. O documento reflete os anseios e as aspirações dos jovens que participaram no ciclo de auscultação do projeto financiado pelo programa Erasmus+, «Nova Voz à(s) Juventude(s)». A iniciativa decorreu de abril a outubro de 2023 e contou com a participação de cerca de 700 jovens, decisores políticos, representantes de organizações de juventude, empresas e sociedade civil do concelho. De referir que o «Nova Voz à(s) Juventude(s)» será apresentado como um exemplo de boa prática na 23.ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa, a 19 de outubro, em Valongo.

"Vila Nova de Gaia é um território heterogéneo e, por conseguinte, repleto de diferentes juventudes. O Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0 renova os compromissos e apresenta-se como um momento de inovação pública e cívica das políticas de juventude na cidade”, afirma Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da Juventude.

Este plano contempla sete novas áreas de intervenção, nomeadamente: humanismo, liberdade, habitat, sentimento, impacto, talento e felicidade. "Além da atualização, o novo plano contempla necessidades diferentes que resultam de um Mundo saído de uma pandemia e de conflitos armados. Acreditamos profundamente que a liderança jovem será o impulso que falta para um mundo mais harmonioso e equilibrado, onde os valores humanos sobressaem e prevalecem”, conclui Elísio Pinto.