Avenida da República
Notícias e Destaques 15 Mai 2024 Avenida da República condicionada devido a obras Decorrem trabalhos de beneficiação do pavimento e implementação de ciclovias

A circulação na Avenida da República está condicionada, desde 18 de maio, devido aos trabalhos de beneficiação do pavimento e à implementação de duas ciclovias, uma em cada sentido, de Santo Ovídio ao Jardim do Morro (a intervenção começou por Santo Ovídio e está a ser feita por fases).  Este trabalho está a ser feito em estreita colaboração com as uniões de freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e de Santa Marinha e São Pedro da Afurada.

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "a Câmara já estava a trabalhar no projeto há vários meses e agora, a propósito da reabilitação integral do pavimento betuminoso, vamos, de facto, segregar uma via para meios elétricos, trotinetes, bicicletas, todos esses meios suaves que hoje estão cada vez mais a ter presença na cidade”, afirmou, acrescentando: "é também uma medida de segurança porque essa circulação já existe, mas como não há segregação, temos trotinetes a circular em cima dos passeios, bicicletas no meio dos carros e a ultrapassar os carros de forma, muitas vezes, arriscada”. Esta é também a forma de mitigar o estacionamento abusivo na Avenida da República.

Durante o período da obra, que implementará uma ciclovia em cada sentido, são definidos desvios de trânsito de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos.

A Câmara Municipal de Gaia agradece a compreensão de todos para os transtornos provocados por esta intervenção. A autarquia tem a noção dos inconvenientes desta obra, mas está certa de que as virtualidades da mesma serão evidentes para todos.