Notícias e Destaques
25 Out 2024
BUPI retoma encontros nas juntas de freguesia
Mantendo a estratégia de proximidade com a população
O Balcão Único do Prédio (BUPI) vai iniciar uma nova etapa de contactos de proximidade com os cidadãos e retomar os encontros nas juntas de freguesia, com o propósito de contribuir para a proteção do território e valorização do legado dos proprietários.
Na sequência dos excelentes resultados obtidos pelo balcão Bupi em Vila nova de Gaia, entre outubro de 2021 e maio de 2023, os quais mereceram a distinção com o 1º Prémio BUPI na categoria SIG (Sistema de Informação Geográfica) através da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, este serviço quer manter o critério de excelência e de satisfação do cidadão.
Neste sentido, será renovada a estratégia de proximidade com a população e dinamizado o Balcão Itinerante para submissões locais, inicialmente nas freguesias de cariz mais rústico e, numa fase posterior, nas freguesias de cariz mais urbano.
A equipa técnica do Bupi de Vila Nova de Gaia deslocar-se-á, todas as terças-feiras, às freguesias existentes, de acordo com a divisão administrativa anterior à agregação de 2013.
Recorde-se que o Balcão Único do Prédio (BUPi) está em funcionamento em Vila Nova de Gaia, desde o dia 18 de Outubro de 2021.
Trata-se de um serviço dirigido aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território, de forma simples e gratuita, garantindo assim a titularidade dos seus terrenos e a marcação dos seus limites.
Dois anos após a entrada em funcionamento do BUPI – Balcão Único do Prédio em Vila Nova de Gaia, já foram registados 4470 artigos matriciais no concelho e executados 1352 registos em 90 concelhos de Portugal continental. O universo de matrizes para cadastrar é de 40267, sendo que à data estão executadas cerca de 11%.
Importa, ainda, recordar que, entre outubro de 2021 e maio de 2023, o BUPI Gaia emitiu mais de 2800 senhas de atendimento presencial e mais de 1800 pedidos de atendimento por registo online. A maior parte (cerca de 87,4%) dos registos no BUPi são realizados presencialmente no balcão.
Simultaneamente, foram realizadas mais de 40 sessões nas freguesias como o objetivo de esclarecimento das ações do Balcão Único do Prédio ao nível local e nacional, assim como sessões de recolha de processos RGG (representação gráfica georreferenciada) e artigos matriciais. De referir, a propósito, que a freguesia com maior taxa de execução é a união Sandim, Olival, Lever e Crestuma, com cerca de 12,4%.
O BUPi é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 Municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país.