Câmara discute apoios no total de dois milhões de euros
Notícias e Destaques 11 Jul 2024 Câmara discute apoios no total de dois milhões de euros Clubes, juntas de freguesia e coletividades estão entre os abrangidos

Na próxima reunião do executivo municipal, a decorrer no dia 15 de julho, será discutido um conjunto de apoios e acordos de colaboração com dezenas de instituições, sendo que o valor total das verbas que serão disponibilizadas ronda os dois milhões de euros.

Para as juntas e uniões de freguesia, serão discutidos apoios que totalizam os 950 mil euros. Todas irão receber uma verba para dinamização de ações de âmbito sociocultural e económico (390 mil euros) e para a realização da edição deste ano dos Jogos Juvenis (39,5 mil euros); para apoio à realização do anteprojeto para a sede da junta de freguesia de São Félix da Marinha (20 mil euros); para a requalificação do telhado da sede da união de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada (150 mil euros); para apoio às obras de conclusão da casa mortuária de Sandim (149 mil euros); e para a requalificação de arruamentos em Pedroso e Seixezelo (40 mil euros) e em São Félix da Marinha (160 mil euros).

Mais de âmbito desportivo, o executivo municipal irá discutir um pacote de apoios, nomeadamente: cerca de 4 mil euros para o Grupo Desportivo Cem Paus (aquisição de equipamentos); cerca de 5 mil euros para o Clube de Futebol de Oliveira do Douro (aquisição de sistema de aquecimento de água); 135 mil euros para o Clube Náutico de Crestuma (reformulação do sistema de iluminação e segurança); 18.450 euros para a RunPorto, no seguimento do apoio à Corrida de São João 2024; e 1.500 euros para o Sporting Clube de Coimbrões (apoio ao evento «Programa Intercâmbio – Estrelas do Futuro»). Estes apoios perfazem um total de cerca de 164 mil euros.

Por fim, a autarquia pretende apoiar, ainda, a Confraria do Santíssimo Sacramento de Santa Marinha, no âmbito da realização das Festas de Santa Marinha 2024 (15 mil euros); o Centro de Recreio Popular de São Félix da Marinha, para obras de execução de instalações elétricas, infraestruturas de telecomunicações e equipamentos de ar condicionado e deteção de incêndios (364 mil euros); a Associação Recreativa e Cultural de Serzedo, para apoio a obras (100 mil euros); a Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, para apoio à publicação de um livro (2.500 euros); ao Grupo Dramático de Vilar do Paraíso, para apoio à atividade regular (12 mil euros); à ACIGAIA, para os cheques-oferta de material escolar (10 mil euros); aos Plebeus Avintenses, para apoio à realização do 42.º Encontro de Teatro (3 mil euros); ao Grupo Musical Mocidade Perosinhense, para a reformulação da iluminação, reabilitação das instalações elétricas, segurança e climatização (243 mil euros); ao Centro de Acolhimento da Serra do Pilar, para apoio à atividade regular (35 mil euros); e ao Centro Social e Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal, para apoio ao investimento (150 mil euros). Estes últimos apoios dão um total de cerca de 935 mil euros.

O Município de Gaia reconhece que as atividades desenvolvidas por estas entidades são de manifesto interesse municipal e, nesse sentido, assume o que considera ser a sua responsabilidade social que não deixa, nestes casos, de passar por apoios financeiros para a realização de projetos.