Câmara vota mais um conjunto de importantes apoios a instituições
Notícias e Destaques 26 Jul 2024 Câmara vota mais um conjunto de importantes apoios a instituições Ajudas financeiras fazem um total de cerca de 850 mil euros
Imagem da notícia
Na próxima reunião do executivo municipal, a decorrer no dia 29 de julho, será discutido mais um conjunto de apoios e acordos de colaboração com dezenas de instituições, sendo que o valor total das verbas que serão disponibilizadas ronda os 850 mil euros, que se somam aos cerca de dois milhões de euros aprovados na reunião do passado dia 15 de julho.

Para as juntas e uniões de freguesia, serão discutidos apoios que totalizam os 70 mil euros, nomeadamente: Junta de Freguesia de Arcozelo para a concretização dos procedimentos inerentes à constituição da propriedade horizontal do edifício sito na avenida João Paulo II, número 857 (10 mil euros); união de freguesias de Serzedo e Perosinho para a reparação do tabuado do palco e para o aluguer de uma tenda necessária à realização das eleições europeias (14 mil euros); união de freguesias de Grijó e Sermonde para trabalhos de requalificação da rua do Outeiro, em Grijó (cerca de 21 mil euros); e união de freguesias de Grijó e Sermonde para a reabilitação da capela mortuária de Sermonde (25 mil euros).

Mais de âmbito desportivo, o executivo municipal irá discutir um pacote de apoios a várias entidades, nomeadamente: Sporting Clube de Coimbrões para obras de reabilitação dos balneários do campo de jogos (60 mil euros); Associação Desportiva de Grijó para obras de reparação e instalação da eletrobomba submersível que serve o tanque de apoio à rega do relvado do campo de jogos (1.600 euros); Associação Cultural e Desportiva de Gulpilhares – Hóquei 1944 para promoção, dinamização e desenvolvimento integrado da prática desportiva da modalidade de patinagem e das atividades desenvolvidas pela Escola Municipal de Patinagem na época desportiva 2023/24 (18.360 euros); associações distritais de modalidade e federações desportivas para as inscrições de atletas das camadas de formação na época desportiva 2023/24 (cerca de 250 mil euros); Federação Portuguesa de Ciclismo para a realização da 4.ª Volta a Portugal Feminina (15 mil euros); Clube de Fãs do Badminton de Gaia para a realização do 3.º Torneio de Clubes Não Seniores – Torneio do Vinho do Porto (3 mil euros); Centro de Atletismo do Porto para a realização da 9.ª Corrida Shamir Portugal (3 mil euros); XRacing para a realização do Rally Spirit 2024 (23 mil euros); Grupo Columbófilo de São Félix da Marinha para a realização do 4.º Campeonato Concelhio de Columbofilia (3 mil euros); e Futebol Clube de Gaia para a realização do Torneio Internacional de Jovens Handgaia 2024 (7 mil euros).

Por fim, a autarquia pretende apoiar ainda a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo André de Lever para a realização das festividades em honra de Santo Tiago e Santa Apolónia (10 mil euros); o Grupo Mérito Dramático Avintense para a realização da V Jornada de Teatro (2 mil euros); a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria Madalena para a realização das festividades em honra de Santa Maria Madalena (2.500 euros); a Fábrica da Igreja Paroquial de Oliveira do Douro para a realização das festividades em honra de Santa Eulália, Senhora da Hora e Sant’Ana (2.500 euros); a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Rancho Regional de Gulpilhares para a reformulação da iluminação, reparação das instalações elétricas, segurança e climatização (cerca de 181 mil euros); a Igreja Lusitana Católica Apostólica e Evangélica para obras de conservação e restauro da Igreja do Torne (30 mil euros); a Associação do Orfeão de Valadares para a reformulação e reparação das instalações elétricas, segurança e climatização (98 mil euros); a Fábrica da Igreja Paroquial de Grijó para a recriação histórica «História de uma construção 1612, 1625 e 1626» (cerca de 9 mil euros); a Tuna Musical de Santa Marinha para a realização da 6.ª edição do Festival de Teatro José Guimarães (4 mil euros); e os Artistas de Gaia - Cooperativa Cultural para a Onda Bienal de Vila Nova de Gaia 2024 (50 mil euros).