Concluídas passagens inferiores da Linha do Norte
Notícias e Destaques 29 Ago 2024 Concluídas passagens inferiores da Linha do Norte Todos os desnivelamentos estão já funcionais
Imagem da notícia
As últimas passagens inferiores que faltavam entrar ao serviço na Linha do Norte no âmbito da renovação de via entre Espinho e Vila Nova de Gaia já estão funcionais, de acordo com informação divulgada pela Infraestruturas de Portugal (IP). "A Infraestruturas de Portugal informa que, na sequência da conclusão da empreitada de Reabilitação Integral de Via do trecho entre Espinho e Vila Nova de Gaia, já se encontram ao serviço todos os desnivelamentos construídos no âmbito daquela obra", lê-se no documento.

Relativamente as passagens inferiores na Aguda e na Granja, a IP revelou esta semana que o concurso para o estudo de passagens inferiores na Aguda e Granja ficou deserto, pelo que será necessário lançar novo procedimento, devidamente ajustado por forma a estimular o interesse de concorrentes. O processo negocial conjunto entre a Câmara Municipal e a IP, que diz respeito a locais como a Madalena, Miramar ou a Aguda está em curso e deverá estar concluído nos próximos meses.

As obras na Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia (Devesas) envolveram a substituição integral da superestrutura da via, a alteração do desenho das estações de Granja e Gaia, a implantação de duas novas diagonais de contravia entre Miramar e Francelos, ou a implantação de duas vias de resguardo, com 750 metros de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte do apeadeiro de Francelos.

Houve também lugar à substituição de passagens de nível por passagens desniveladas (inferiores e superiores, para peões e automóveis), bem como a beneficiação das plataformas de passageiros. Em causa estão as estações de Gaia, Granja e Valadares e os apeadeiros de Aguda, Miramar, Francelos, Madalena e Coimbrões.

Foi também instalado e colocado em serviço o sistema de sinalização eletrónica entre Esmoriz e Gaia e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, o sistema de controlo automático de velocidade e os sistemas de telecomunicações.