Conhecidos os vencedores do GOP + Jovem 2024
Notícias e Destaques 14 Ago 2024 Conhecidos os vencedores do GOP + Jovem 2024 Projetos vão ser incluídos no orçamento municipal de 2025
Imagem da notícia
Terminou, a 13 de agosto, o período de votação no Gaia Orçamento Participativo Jovem 2024. A edição deste ano contou com um montante máximo de 40 mil euros para cada um dos dois projetos vencedores por área, que vão ser agora incluídos no orçamento municipal para 2025.

Na área das Artes e Criatividade, o projeto mais votado (163 votos) foi «Gaia Youth Fest», de Catarina Pereira, que prevê a realização de um festival de verão para jovens. Em 2.º lugar, com 81 votos, ficou «Faz Login na Arte», de Beatriz Mendes, cujo objetivo é a concretização de workshops gratuitos de dança para estudantes do concelho.

Na área do Bem-estar e Meio Ambiente, «Lever Douro à Vista», de Juliana Pereira, foi o mais votado, com 96 votos. Em causa está a requalificação de um trilho, alimentando-se com zonas de  BTT e stand-up paddle. Em segundo lugar, com 80 votos, classificou-se «Jardim com Sentido» de Mariana Coutinho, que prevê a potenciação de um espaço verde no centro do concelho.

Já na área da Capacitação e Participação Jovem, o projeto com mais votos foi «Sou Adulto e Agora?», de Sérgio de Carvalho, com 139 votos. Pressupõe a realização de palestras nas escolas secundárias sobre literacia financeira, sexualidade, emprego e perigos relacionados com o consumo de drogas e álcool.  Em 2º lugar, «Arraial Intergeracional», de Beatriz Morais, com 68 votos, que pretende a concretização de um arraial destinado aos mais idosos e focado no envelhecimento saudável.

Na edição deste ano, foram apresentadas 45 propostas, tendo 16 sido aprovadas pela Comissão Técnica para a fase de votação. Foram recolhidos 990 votos, sendo que a edição deste ano teve uma novidade: as votações em papel. O GOP + Jovem regressa em 2025.

"Através do GOP + Jovem 2025, o Município reserva aos jovens uma fatia do seu orçamento para projetos da sua autoria. Trata-se de uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, de um tremendo voto de confiança nas diferentes juventudes”, sublinha Elísio Pinto, vereador da Juventude.

Brevemente, mais um conjunto de projetos de edições dos anos anteriores serão inaugurados/executados.