O Município de Vila Nova de Gaia realizou no dia 15 de junho, no auditório do Centro Paroquial de Mafamude, um seminário dedicado ao Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa. Dividido em dois painéis, o evento começou com uma apresentação de Tomás Grencho, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), acerca das estatísticas relativamente aos casos de violência contra pessoas idosas, realçando que, de acordo com os últimos dados, a esmagadora maioria traduz-se em crimes de violência doméstica.
A restante sessão, que contou com a participação de José Resende, agente principal da PSP; Ana Soares, representando o Gabinete de Apoio à Vítima Sénior; Cabo Anabela Correia de Azevedo; e, ainda, Sandra Freitas, do projeto Gaia Protege+, centrou-se no dever dos cidadãos de denunciar este crime, salvaguardando a necessidade de implementar mais respostas locais.
No segundo painel, cujo tema foi «Boas Práticas no Olhar à Pessoa Idosa», o destaque foi para a iniciativa «Nextdoor», apresentada por Joana Portugal. Trata-se de uma plataforma digital online que pretender responder às necessidades de três categorias principais: pessoas idosas, vizinhos e organizações, de forma a reforçar a relação e o sentido de comunidade.