Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
“Cooperação Internacional em Políticas de Juventude” no laboratório da AMP
Notícias e Destaques 17 Out 2024 “Cooperação Internacional em Políticas de Juventude” no laboratório da AMP Objetivo é capacitar técnicos de juventude em torno de diferentes temáticas
Imagem da notícia
Na sequência dos laboratórios de juventude da Área Metropolitana do Porto, foi a vez de Vila Nova de Gaia receber, a 15 de outubro, uma sessão subordinada ao tema "Cooperação Internacional em Políticas de Juventude”. Tratou-se da 11.ª sessão de um roteiro que pretende capacitar os técnicos de juventude em torno de diferentes temáticas.
"Seria insensato e imprudente abordarem-se as políticas de juventude num conceito de ilha. Em Gaia, apostamos na partilha de conhecimento e na troca de experiências para que o sentimento a dezassete possa sempre proliferar”, salienta Elísio Pinto, vereador da Juventude.
A sessão de Gaia contou com Bruno António, coordenador da DYPALL Network e especialista em cooperação internacional, e com Carlos Santos, consultor em políticas de juventude. Na ocasião, os jovens Bruna Rodrigues e Sérgio de Carvalho apresentaram as suas experiências de participação europeia, respetivamente no seminário "Youth in Crime, que em agosto se realizou na Noruega, e no seminário "Volunteering makes you happy”, em novembro na Polónia.
"Para além da oportunidade única em termos de vivência, a participação internacional traduz-se numa clara potenciação dos jovens a todos os níveis. Atualmente, dispomos de uma rede muito forte, que todos os meses nos endereça convites para novas participações”, destaca Elísio Pinto.
Para além dos técnicos e dos decisores políticos da Área Metropolitana do Porto, de referir que o grupo contou com a participação de jovens do Colégio de Gaia, Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, Escola Secundária Gaia Nascente e do grupo de voluntários da Divisão de Juventude. Os trabalhos realizaram-se no edifício da Gaiurb e num barco-turístico no rio Douro.