«Democracy 4 Youth» com grande participação
Notícias e Destaques 12 Jun 2024 «Democracy 4 Youth» com grande participação Campanha nacional sensibiliza jovens para a participação ativa
Imagem da notícia
A Divisão da Juventude, em parceria com a FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, recebeu em Gaia, a 7 de junho, a campanha nacional «Democracy 4 Youth» para a promoção da Participação Jovem.

Durante todo o dia, cerca de 120 jovens passaram pelo «Infobus da Cidadania», uma carrinha que se transforma num espaço propício ao debate e à interação, com facilitadores especializados que recorrem a metodologias de educação não formal. Aqui, foi promovida uma experiência interativa, que permitiu saber mais sobre democracia, particularmente a democracia europeia com base na União Europeia.
Com o objetivo de capacitar os jovens sobre o impacto que os processos democráticos têm no seu dia-a-dia, promover o pensamento crítico e inspirá-los a tornarem-se agentes de mudança nas suas comunidades, estiveram envolvidos alunos de diversas instituições escolares: Escola Profissional de Gaia, Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte, Colégio de Gaia; Escola Profissional do Infante e Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia.

Sob o lema «A Tua Voz na Europa», este projeto da FNAJ, cofinanciado pelo Parlamento Europeu, sensibilizou jovens para a participação ativa e para o exercício pleno da sua cidadania, promovendo processos de empoderamento e de intervenção social através da literacia política, com foco nas Eleições Europeias de 2024.

No final da tarde, decorreu uma sessão de encerramento com a presença do vereador da Juventude da Câmara de Gaia, Elísio Pinto, do diretor Regional Norte do IPDJ, IP, Vítor Dias, e do presidente da Direção da Federação Nacional das Associações Juvenis, Marco Santos.