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14 Jul 2023
«Educação com Sucesso» vai intervir junto de alunos mais carenciados
Projeto proporciona, ainda, aproximação e mais envolvimento dos pais
O projeto «Educação com Sucesso» promove o sucesso escolar dos alunos oriundos de famílias carenciadas, disponibilizando atividades extracurriculares artísticas, desportivas e académicas, bem como apoio ao estudo orientado. Ao mesmo tempo, promove a aproximação e a participação dos encarregados de educação às escolas, o aumento das competências parentais, o sucesso educativo e experiências positivas dos alunos e famílias face à escola, realizando um trabalho de proximidade junto das famílias dos alunos e intervindo nos contextos em que vivem. Tendo isto em consideração, a Câmara Municipal de Gaia vai discutir na próxima reunião do executivo uma proposta que visa a abertura de um procedimento pré-contratual para aquisição de serviços de apoio aos alunos, através da intervenção de equipas multidisciplinares, com um valor base de 540 mil euros, acrescido de IVA.
Na prática, é estabelecida uma estratégia alargada de articulação entre os agrupamentos de escolas, as entidades habilitadas para dar resposta e apoio nas valências da educação e serviços sociais e a entidade que representa as associações de pais, com o objetivo de desenvolverem um conjunto de respostas que têm como prioridade reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover o sucesso escolar.
Assim, pretende-se assegurar o reforço do apoio aos alunos, nomeadamente através de equipas multidisciplinares que assegurem respostas multinível, incluindo apoios sociais e saúde, na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, equipas essas constituídas por técnicos habilitados na área da psicologia, psicopedagogia, assistentes sociais, educação social e mediadores comunitários para articular com as famílias dos alunos considerados de risco. Competirá a estas equipas o acompanhamento dos alunos do ensino básico, com défice de aprendizagem em articulação com os docentes e as famílias, bem como o acompanhamento aos agrupamentos de escolas que detêm uma elevada frequência de alunos de diferentes etnias no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com o objetivo de promover atividades que potenciem a inclusão e, consequentemente, a diminuição do abandono escolar.