Encontro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu
Notícias e Destaques 19 Abr 2024 Encontro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu Município acolheu alunos de todo o país
Imagem da notícia
No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Juventude, Vila Nova de Gaia foi palco, nos dias 19 e 20 de abril, de um Encontro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EPA). A iniciativa juntou 16 escolas de vários pontos do país em diferentes atividades subordinadas ao tema «Democracia e Eleições Europeias: Jovens em Ação».

A sessão de abertura decorreu no Auditório Paroquial de Mafamude, onde os embaixadores juniores das EPA organizadoras, Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, Colégio de Gaia - Escola Católica e Escola Profissional de Gaia, e o vereador da Juventude, Elísio Pinto, deram as boas-vindas. Seguiu-se uma mesa-redonda, com a representação do Centro Europe Direct Norte, por Rui Sousa, do Unidos.EU, por Guilherme Catarino (coordenador nacional de unidos na Universidade), e, ainda, da Ordem dos Engenheiros. A plateia, composta maioritariamente por embaixadores juniores, colocou diversas questões ao painel de convidados, enriquecendo significativamente a reflexão sobre o tema e a intervenção das organizações ligadas à UE. À gestora nacional do Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, Isabel Baltazar, coube o encerramento da sessão. A tarde continuou na Escola de Gaia Nascente, que nos presenteou com um magnífico Teatro de Sombras homenageando o gaiense Adriano Correia de Oliveira, na celebração dos 50 anos do 25 de abril.

Na manhã do dia 20, decorreu, na Escola Profissional de Gaia, um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, nomeadamente diversos jogos ligados à UE, bem como um coffee break intitulado Café Europa. O almoço ocorreu no Colégio de Gaia - Escola Católica.

Mais de 150 embaixadores/as juniores, acompanhados/as por embaixadores/as seniores, de várias escolas a nível nacional partilharam ideias e viveram intensamente aquilo que são os valores da União Europeia.