Notícias e Destaques
10 Set 2024
Escolas equipadas com projetores e material informático
Autarquia entregou equipamentos a todos os agrupamentos escolares
Numa cerimónia simbólica que decorreu a 10 de setembro na escola básica de Lavadores, em Canidelo, o Município de Vila Nova de Gaia entregou projetores (91 no total para as escolas com pré-escolar) e equipamento informático a todos os agrupamentos de escolas do concelho, num investimento de 150 mil euros.
Dirigindo-se ao público presente, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, afirmou: "Nesta sala estão 35 mil pessoas, 35 mil alunos que fazem parte da nossa comunidade escolar. Este momento traz-nos uma responsabilidade acrescida uma vez que estamos a assumir um contexto educativo muitas vezes atropelado por problemas. Não pode ser um dogma de início do ano letivo dizer que a educação é uma prioridade. Este é um trabalho que tem de ser feito ao longo de todo o ano, em rede”. Para breve, será implementado outro objetivo em todas as escolas, nomeadamente a substituição dos aquecedores a óleo por outros equipamentos de ar condicionado mais atualizados, num investimento a rondar o milhão de euros.
Em representação da escola anfitriã, António Duarte, presidente do agrupamento de escolas D. Pedro I, não escondeu o seu contentamento, a quatro meses de terminar estas funções. "Vou cessar funções com a certeza de que as minhas oito unidades estão todas requalificadas graças ao trabalho incansável da Câmara Municipal. Pensar na educação é pensar no futuro, é construir uma sociedade assente em valores. Saio orgulhoso e com a certeza de que as escolas estão muito bem preparadas”, disse.
Depois de assinados os protocolos com os 14 agrupamentos de escolas, Filinto Lima, presidente do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, dirigiu-se aos presentes, levantando um pouco do véu daquele que será um arranque de ano letivo muito sereno no concelho. "O arranque do ano letivo em Gaia vai ser muito tranquilo. Temos professores, funcionários e vamos começar com o pé direito. Hoje, quem vai a uma escola em Gaia fica maravilhado. Temos condições que são dadas pela Câmara para que os alunos possam ter um ano letivo com total tranquilidade”.
Por fim, Maria José Gamboa, presidente da junta de freguesia de Canidelo, falou em esperança e em trabalho em rede. "Hoje, estamos aqui para agradecer a esperança que temos nas pessoas. Hoje, estamos aqui porque o Presidente da Câmara tem esperança em todos nós e sempre nos junta nos momentos de maior dificuldade para nos dizer que somos capazes de chegar lá”, partilhou.