Estação Litoral da Aguda assinalou 25 anos de existência
Notícias e Destaques 02 Jul 2024 Estação Litoral da Aguda assinalou 25 anos de existência Desde a abertura, já recebeu mais de 400 mil visitantes

A 1 de julho de 1999, a Estação Litoral da Aguda abria as suas portas ao público, com a ajuda de um alemão que se apaixonou por uma praia repleta de barcos, pescadores e muitas histórias para contar. A Aguda conquistou o coração de Mike Weber e, decorridos 25 anos desde a abertura deste espaço, a paixão permanece igual ou, arriscaria dizer, é ainda maior.

Prova disso é que, ao longo destes últimos 25 anos, a ELA nunca fechou as suas portas, nem aos domingos e feriados. O dia 1 de julho de 2024 foi, por isso, dia de festa, dia de olhar para estes 25 anos de vida e de pensar no futuro.

Localizada na Praia da Aguda, a ELA tem três setores principais: Museu das Pescas que exibe equipamento antigo e recente; Aquário que mostra a fauna e a flora aquáticas locais, sobretudo marinhas; e o Departamento de Educação e Investigação dedicado à biologia e ecologia marinhas, aquacultura e pesca artesanal. A Estação pertence à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, é gerida pela empresa municipal Águas de Gaia e está ligada ao Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar ICBAS da Universidade do Porto. Desde a sua abertura ao público, já recebeu mais de 400 mil visitantes de Portugal e de todo o mundo.

Veja o vídeo de balanço destes 25 anos de existência