Gaia acolhe a sua 2.ª Semana da Saúde Mental
Notícias e Destaques 09 Out 2023 Gaia acolhe a sua 2.ª Semana da Saúde Mental Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Hospital de Gaia
Imagem da notícia

A 9 de outubro, arrancou a 2.ª Semana da Saúde Mental em Vila Nova de Gaia, uma iniciativa que abriu as portas a um conjunto de atividades que irão decorrer durante a semana e que irão lançar para debate e para reflexão temas tão pertinentes como depressão, burnout, ansiedade, parentalidade, luto, entre outros. Uma vez mais, a Câmara Municipal de Gaia, numa parceria com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), pretende mostrar que a prevenção e a promoção são os focos centrais de atuação, e não apenas a intervenção em situações de crise e de doença.

A sessão começou com uma nota de boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que iniciou a sua intervenção afirmando que "é um risco para o Município assumir uma organização e um debate deste género uma vez que os municípios estão muito vocacionados, na maioria dos casos, para discutir as questões do ordenamento, das obras, da rede viária, das infraestruturas”. E, para contrariar essa tendência, muito tem contribuído o trabalho em rede que se faz com os parceiros locais, neste caso com o CHVNG/E. "Tem sido a partir da relação entre o Município e o nosso hospital que temos encontrado inspiração para trabalhar em conjunto e para reforçar o nosso próprio trabalho nestes domínios. Nós fazemos a nossa parte, que é no fundo reconstruirmos o Município e dar uma nova compreensão do que é uma Câmara Municipal urbana, onde há menos asfalto e mais imaterialidade”, referiu.

Por sua vez, Rui Guimarães, presidente do Conselho de Administração do Hospital, destacou o lema adotado este ano: «Por uma comunidade com saúde mental. Faz a tua parte». "As pessoas percebem que tratar da saúde mental da comunidade é também consigo. Cada um tem de ser um agente de saúde pública no seu meio. Todos têm de sentir este apelo”, referiu, fazendo, ele próprio, a divulgação de algumas atividades que o Hospital de Gaia irá desenvolver durante a semana, entre as quais se destaca a pintura de um mural por Guel Do It, com cerca de 50 metros quadrados, na fachada do edifício do serviço de psiquiatria, e que procura humanizar o discurso à volta da saúde mental.

Esta sessão de abertura contou com as intervenções de Carla Rio (vice-coordenadora regional para a saúde mental da ARS Norte), Georgina Lapa (diretora de psiquiatria e saúde mental do CHVNG/E), Cidália Duarte (professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), Raquel Matos (diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa) e Elisa Veiga (professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa).

Foi ainda assinado um protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, na pessoa de Eduardo Carqueja, presidente da delegação regional do norte da Ordem dos Psicólogos. Este acordo de colaboração estabelece as bases de parceria para a sensibilização e importância da intervenção dos psicólogos no Município de Gaia, para a promoção da literacia em saúde psicológica e bem-estar da população em geral e para a organização de eventos conjuntos e participação em eventos promovidos por ambas as entidades.

Ao longo da semana, estará disponível no centro cívico (à Câmara Municipal) um mural comunitário onde qualquer pessoa poderá escrever ou desenhar a sua experiência/conselho no que concerne a saúde mental. Outras atividades irão decorrer até 14 de outubro. Consulte o programa detalhado em: