Notícias e Destaques
18 Nov 2024
Gaia adere à Semana Europeia do Teste
No âmbito da adesão do Município às Fast-Track Cities
As Fast-Track Cities são uma iniciativa global, lançada em 2014 pela UNAIDS, IAPAC, UN-Habitat e pela cidade de Paris, que une cidades e municípios comprometidos em acelerar ações para acabar com as epidemias de VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) até 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Município de Gaia aderiu à iniciativa em abril de 2023, juntando-se a cidades nacionais como o Porto, Lisboa ou Odivelas, e cidades internacionais como Nova Iorque ou Viena (Áustria). Foram subscritores da Declaração de Paris, em Vila Nova de Gaia: a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Secretaria de Estado da Saúde, a IAPAC/FTC, a Direção-Geral de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES).
No âmbito desta adesão, a Câmara Municipal de Gaia está a associar-se à celebração da Semana Europeia do Teste, que se realiza de 18 a 25 de novembro. Realizada anualmente em novembro, é uma campanha de sensibilização que promove a importância de realizar testes para o VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa incentiva as pessoas a conhecerem o seu estado de saúde, reduzindo o diagnóstico tardio e promovendo o acesso ao tratamento precoce. As Fast-Track Cities e a Semana Europeia do Teste partilham objetivos comuns no combate às epidemias de VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promovendo diagnósticos precoces, acesso ao tratamento e a redução do estigma.
De 18 a 25 de novembro, são, assim, unidas forças com a Semana Europeia do Teste, uma ação fundamental no combate ao VIH, Hepatites Virais, Tuberculose e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como na concretização das metas da iniciativa Fast-Track Cities.
De relembrar que, com a adesão a esta iniciativa, a autarquia pretende dar resposta à Agenda de Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito à luta contra a epidemia do VIH até 2030. Os objetivos incluem alcançar zero estigma relacionado ao VIH, cumprindo a chamada meta 95-95-95 até 2030, segundo a qual: 95% das pessoas que vivem com VIH sabem o seu estado serológico; 95% das pessoas que sabem que o seu estado serológico é positivo estão em tratamento antirretroviral; e 95% das pessoas em tratamento têm cargas virais suprimidas.
Junte-se a nós e contribua para:
- Diagnóstico Precoce: O teste rápido salva vidas! Quanto mais cedo soubermos, mais fácil será o tratamento.
- Redução do Estigma: Vamos quebrar barreiras e combater o preconceito relacionado com a saúde sexual.
- Ação Local: Juntos, podemos fazer a diferença! Ao realizar testes, tratamos e prevenimos.
Aproveite a Semana Europeia do Teste para se testar, conhecer o seu estado de saúde e ajudar a espalhar a mensagem de prevenção.