Notícias e Destaques
25 Ago 2020
Gaia combate a iliteracia financeira na população sénior
Para desenvolver hábitos de poupança e de prevenção da fraude
A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda viu o seu projeto «Eu e a Minha Reforma» ser aprovado no Programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, num investimento total de 868 mil euros, 18 mil dos quais cofinanciados para Câmara Municipal de Gaia.
«Eu e a Minha Reforma» destina-se à população sénior, com 55 ou mais anos, dos Municípios de Gaia, Matosinhos, Porto, Maia, Santo Tirso e Valongo, com baixos rendimentos, em contexto de vulnerabilidade social e em risco de exclusão financeira e digital. Esta iniciativa pretende promover e melhorar os níveis de literacia financeira com vista à inclusão financeira e digital desta população, diminuindo assimetrias de informação e conhecimento e capacitando este público para o acesso e utilização dos serviços financeiros e digitais, o que proporcionará uma maior qualidade de vida, bem-estar, inclusão social e criação de valor económico e social.
A atividade central do projeto consistirá num programa de desenvolvimento de competências sob a forma de Laboratórios de Literacia Financeira, onde os intervenientes irão desenvolver hábitos de poupança e de prevenção da fraude. Será, ainda, promovido o recurso responsável e consciente ao crédito.
A iliteracia financeira é um problema social que se agrava com o desenvolvimento dos mercados financeiros, a crescente complexidade dos produtos, serviços e instrumentos financeiros, o desenvolvimento tecnológico e digitalização ou desmaterialização da economia e a evolução e o envelhecimento demográfico, que inibe significativamente a qualidade de vida e o bem-estar de segmentos abrangentes e numerosos da população, como é o caso da população sénior, conduzindo-os a processos de empobrecimento, segregação e exclusão sociais.