Notícias e Destaques 06 Jun 2024 Gaia discutiu princípios do design inclusivo no contexto do desenvolvimento global sustentável Iniciativa culminou com a assinatura da Declaração de Gaia
Imagem da notícia
A conferência internacional «Design for all and the future of the Planet» (Design para todos e o futuro do Planeta) trouxe a Vila Nova de Gaia, nos dias 6 e 7 de junho, um debate sobre os princípios do design inclusivo no contexto do desenvolvimento global sustentável. Tratou-se de uma iniciativa do European Institute for Design and Disability (EIDD) que contou com a presença de personalidades como Randi Charno Levine (embaixadora dos Estados Unidos em Portugal), Mariano Grossi (diretor da Agência Internacional da Energia Atómica), João Pedro Matos Fernandes (antigo ministro do Ambiente), entre muitos investigadores e agentes económicos.

No final da conferência, que colocou em cima da mesa de discussão o papel do "Design for All” no desenvolvimento de uma sociedade sustentável e na criação de valor acrescentado nas empresas, foi ainda assinada a Declaração de Gaia. De referir que, em 2004, a EIDD apresentou publicamente a Declaração de Estocolmo, na qual se definiam os princípios do "Design for All”. Decorridas duas décadas, com a Declaração de Gaia foram definidos os princípios do "Design for All” no contexto do Desenvolvimento Global Sustentável.

A par da comunicação de resultados de investigação, foram apresentadas abordagens práticas de empresas representativas dos seus setores que operam no concelho de Vila Nova de Gaia. Investigadores, profissionais e gestores tiveram, assim, a oportunidade de confrontar visões, realidades e estratégias, mas também de comunicar entre si as respetivas experiências e as dificuldades que enfrentam.

A conferência «Design for all and the future of the Planet» contou com o apoio do Município de Gaia e decorreu ao longo dos dois dias no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo (Assembleia Municipal), exceto a mesa-redonda com empresas (que teve lugar no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner) e a assinatura da Declaração de Gaia (no Espaço Corpus Christi).