Gaia está comprometida com mitigação dos casos de malnutrição
Notícias e Destaques 16 Mai 2024 Gaia está comprometida com mitigação dos casos de malnutrição Portugal é o primeiro país a assinar uma declaração de compromisso entre vários municípios
Imagem da notícia
De acordo com dados da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), existem 115 mil pessoas em Portugal malnutridas ou em risco de malnutrição. Esta é uma realidade com tendência a aumentar devido às mudanças demográficas e sociais e às lacunas de conhecimento existentes entre profissionais de saúde e outros agentes envolvidos na prestação de cuidados aos grupos mais vulneráveis. Tendo isto em consideração, o Município de Gaia associou-se à APNEP em 2018 e, desde então, tem procurado promover a implementação do rastreio nutricional nos lares de idosos do concelho e a definição de medidas de apoio municipais para a mitigação da malnutrição.

No âmbito desta parceria, e no quadro da transferência de competências para as autarquias nos domínios da ação social e da saúde, a APNEP propôs ao Município de Gaia divulgar e articular com a Área Metropolitana do Porto (AMP) a criação de uma rede intermunicipal que promova o trabalho cooperativo para a promoção do nutritionDay worldwide® e a importância do rastreio nutricional junto das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e das Unidades Locais de Saúde (ULS). Esse encontro decorreu a 16 de maio, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo (Assembleia Municipal) e consistiu na assinatura da declaração de compromisso e na apresentação da Rede Intermunicipal para a Otimização dos Cuidados Nutricionais na Comunidade. A ideia passou por reunir 13 municípios da AMP, setor social e respetivas ULS para dar a conhecer o que é feito neste âmbito a nível nacional e internacional, sensibilizar para a criação de uma rede de promoção de cuidados nutricionais na área metropolitana e apresentar a Declaração de Compromisso – Cidade de Gaia para a formalização do compromisso entre os municípios para um trabalho em rede. Portugal é, assim, o primeiro país a assinar uma declaração de compromisso entre vários municípios nesta área.

De referir ainda que o nutritionDay worldwide® é um programa mundial cujo objetivo passa por melhorar o conhecimento e a consciencialização sobre a desnutrição nas instituições geriátricas e de saúde, promovendo a importância da qualidade dos cuidados nutricionais. Consiste numa auditoria transversal de um dia, com uma reavaliação de resultados, após seis meses, com benefícios para as instituições, os utentes e os profissionais e pode ser implementado em hospitais, unidades de cuidados intensivos, serviços de oncologia e residências geriátricas. É um programa de promoção da saúde e da qualidade de vida, pelo que, trabalhando em conjunto, no âmbito das suas competências, os municípios podem intentar ações locais para a promoção do nutritionDay worldwide®, bem como de mitigação das causas e consequências da desnutrição identificadas na sequência da sua implementação.

É facto que existe uma relação entre a malnutrição no idoso e um pior prognóstico no que diz respeito ao aumento das infeções e das úlceras de pressão, dos períodos e da duração dos internamentos, do tempo de recuperação em episódios de doença aguda, da mortalidade e, obviamente, da diminuição da qualidade de vida. No entanto, e apesar de a população idosa apresentar maior vulnerabilidade nutricional, a malnutrição é uma patologia silenciosa que está relacionada com episódios de doença aguda ou crónica e vicissitudes de ordem social que podem surgir em toda a comunidade. Ao proporcionar o acesso a cuidados nutricionais, as instituições contribuem para manter a funcionalidade e atividade do indivíduo, a capacidade de recuperação em caso de doença, a qualidade de vida e a redução da morbilidade e mortalidade.