Gaia participa no «Youth Monitor»
Notícias e Destaques 24 Jul 2024 Gaia participa no «Youth Monitor» Auscultação a jovens pretende potenciar políticas locais e regionais de juventude
Imagem da notícia
O Município de Gaia, através do Pelouro de Juventude, auscultou jovens dos Centros de Inclusão Social no âmbito do «Youth Monitor». Trata-se de um projeto da Área Metropolitana do Porto que foi aprovado no programa Erasmus + e que pretende promover a participação ativa dos jovens na definição e avaliação de políticas que os afetam diariamente.

Para Elísio Pinto, Vereador da Juventude, "é absolutamente fundamental ouvir as diferentes juventudes metropolitanas e disponibilizar ferramentas que permitam aos decisores políticos tomarem as melhores decisões. Trata-se de um projeto ambicioso e que, da parte do Município, merece o nosso máximo rigor e empenho”.

Em concreto, pretende criar-se um rigoroso monitor de políticas públicas de juventude que, para além dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, contempla as cidades de Barcelona (Espanha), Cinisello Balsamo (Itália) e Ramnicu Sarat (Roménia). Numa parceria com a Associação Portuguesa de Profissionais de Juventude, o projeto conta ainda com a supervisão científica da Universidade de Krems (Áustria).

"Em Gaia, apostamos na auscultação a jovens com diversidade funcional como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho do Município nessa área e, ao mesmo tempo, para se passar a mensagem global de que não queremos que ninguém fique para trás. Tudo faremos para continuar a salvaguardar e potenciar a voz ativa deste segmento tão específico”, esclareceu Elísio Pinto.

Para além da auscultação, o Youth Monitor contempla também um questionário. Se tens entre 13-30 anos e comprovada ligação ao concelho, participa e contribui para a efetivação de uma ferramenta que vai ser determinante para a definição rigorosa de políticas públicas.
Questionário Youth Monitor: https://s2survey.net/youthmonpor/