Notícias e Destaques
27 Set 2024
Gaia recebe prémio de excelência autárquica
Em causa trabalho na área social, no âmbito dos cuidados informais
O Município de Vila Nova de Gaia foi distinguido, no passado dia 25 de setembro, durante o II Congresso da Cidade Social, que se realizou no Europarque, em Santa Maria da Feira, com o Prémio de Excelência Autárquica na área da Ação Social, pelo projeto «Cuidar no Ativo».
A autarquia, comprometida com a valorização dos trabalhadores no âmbito da promoção da qualidade, bem-estar e da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, desencadeou uma capacitação específica para os trabalhadores Cuidadores Informais Não Principais. Hoje, o universo municipal tem identificados 179 trabalhadores que desempenham o papel de cuidador/a informal não principal.
A implementação de uma capacitação foi uma resposta multidisciplinar que estabelece uma dinâmica entre a Direção Municipal Gestão de Pessoal e Carreiras e a Direção Municipal de Políticas Sociais com a mediação na Equipa Multidisciplinar para a Economia Social.
Tod@s @s Cuidador@s contam! E contam, porque Gaia é um concelho verdadeiramente inclusivo, inovador, participativo e comprometido. Assim, neste desejo de cuidar, são criadas "novas pontes” que permitem a ligação entre caminhos, cujos objetivos cruzam estratégias locais, territoriais focadas nas pessoas.
Conciliar o papel de Cuidador Informal Não Principal com a atividade profissional é, no mínimo na sua definição, desafiante. Neste seguimento, surge o Gaia a "Cuidar no Ativo” – Programa de Acompanhamento e Capacitação dos Trabalhadores Cuidadores Informais com a missão de possibilitar a criação de resposta interna diferenciada.