Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gala das IPSS voltou com concerto de Carolina Deslandes
Notícias e Destaques 27 Out 2022 Gala das IPSS voltou com concerto de Carolina Deslandes Ana Mendes Godinho esteve presente na cerimónia
Imagem da notícia
Com os constrangimentos provocados pela pandemia de covid-19, a habitual gala das IPSS, realizada pela Câmara Municipal de Gaia, não se realizou nos últimos dois anos e, por isso, a noite de 27 de outubro foi ainda mais especial, pelo regresso de um momento esperado por centenas de profissionais da rede social do concelho. Carolina Deslandes foi a grande anfitriã desta festa, contando na audiência com uma presença especial: a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que começou por agradecer a presença e o trabalho de todos que têm contribuído para transmitir energia a todos. "Quero transmitir o meu agradecimento profundo porque sei o quanto cada um de vós teve a capacidade de colocar a vida dos outros acima da vossa. Muitas vezes foram os heróis invisíveis que estiveram no terreno onde e quando as pessoas precisavam”. A governante apelou ainda à capacidade de reinvenção do setor. "A pandemia mostrou-nos que podemos fazer muito mais. Há burocracia que não era precisa e percebemos que conseguimos trabalhar em rede, deitando abaixo muros, capelinhas e trabalhando de outra forma, sem desconfiança uns dos outros, reconhecendo o papel de cada um, somando esforços e respondendo às pessoas. Isso acontece quando nos focamos no destinatário da nossa ação, que são as pessoas”, afirmou. 

Na mesma cerimónia foi ainda assinado o documento que simboliza a aceitação da transferência de competências por parte do Município de Gaia no domínio da ação social, pelo presidente da Câmara Municipal e pela diretora adjunta do Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social, Maria do Rosário de Loureiro. No mesmo documento pode ler-se que "a Câmara Municipal de Gaia está capacitada e muito empenhada em assumir, com sustentabilidade, mais competências para concretizar uma melhor gestão do território e para aumentar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, sublinhando a velha reivindicação da aplicação do Princípio da Subsidiariedade na inevitável reforma do Estado”.

"Este é um longo trabalho começado em maio do ano passado quando iniciamos um périplo de reuniões com técnicos, dirigentes, individualmente com algumas valências, a quem quisemos deixar uma palavra de tranquilidade. Tranquilidade que não significa estagnação, mas sim ambição porque se, por um lado, queremos muito manter o extraordinário trabalho que vamos fazendo ao nível das nossas mais de cem IPSS’s do concelho; por outro lado, queremos ir mais longe em alguns domínios em que acreditamos que, não estando legitimados pelas competências legais, podemos aprofundar o trabalho. Refiro-me, nomeadamente, à necessidade que sentimos de, após a estabilização de competências, avançar para um diálogo sobre a uniformização da massa salarial, das categorias (quer entre IPSS como dentro da mesma IPSS). Esse é o contributo adicional que o Município quer dar a um pacote de descentralização que queremos cumprir, o melhor possível, demonstrando que somos capazes de ir mais longe porque estamos a trabalhar localmente”, partilhou com o público Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. Esta é, para o autarca, uma valorização de todos os profissionais que no dia a dia trabalham em prol do outro. É e será um trabalho importante, que será feito em parceria com todos.