Notícias e Destaques
27 Out 2022
Gala das IPSS voltou com concerto de Carolina Deslandes
Ana Mendes Godinho esteve presente na cerimónia
Com os constrangimentos provocados pela pandemia de covid-19, a habitual gala das IPSS, realizada pela Câmara Municipal de Gaia, não se realizou nos últimos dois anos e, por isso, a noite de 27 de outubro foi ainda mais especial, pelo regresso de um momento esperado por centenas de profissionais da rede social do concelho. Carolina Deslandes foi a grande anfitriã desta festa, contando na audiência com uma presença especial: a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que começou por agradecer a presença e o trabalho de todos que têm contribuído para transmitir energia a todos. "Quero transmitir o meu agradecimento profundo porque sei o quanto cada um de vós teve a capacidade de colocar a vida dos outros acima da vossa. Muitas vezes foram os heróis invisíveis que estiveram no terreno onde e quando as pessoas precisavam”. A governante apelou ainda à capacidade de reinvenção do setor. "A pandemia mostrou-nos que podemos fazer muito mais. Há burocracia que não era precisa e percebemos que conseguimos trabalhar em rede, deitando abaixo muros, capelinhas e trabalhando de outra forma, sem desconfiança uns dos outros, reconhecendo o papel de cada um, somando esforços e respondendo às pessoas. Isso acontece quando nos focamos no destinatário da nossa ação, que são as pessoas”, afirmou.
Na mesma cerimónia foi ainda assinado o documento que simboliza a aceitação da transferência de competências por parte do Município de Gaia no domínio da ação social, pelo presidente da Câmara Municipal e pela diretora adjunta do Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social, Maria do Rosário de Loureiro. No mesmo documento pode ler-se que "a Câmara Municipal de Gaia está capacitada e muito empenhada em assumir, com sustentabilidade, mais competências para concretizar uma melhor gestão do território e para aumentar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, sublinhando a velha reivindicação da aplicação do Princípio da Subsidiariedade na inevitável reforma do Estado”.
"Este é um longo trabalho começado em maio do ano passado quando iniciamos um périplo de reuniões com técnicos, dirigentes, individualmente com algumas valências, a quem quisemos deixar uma palavra de tranquilidade. Tranquilidade que não significa estagnação, mas sim ambição porque se, por um lado, queremos muito manter o extraordinário trabalho que vamos fazendo ao nível das nossas mais de cem IPSS’s do concelho; por outro lado, queremos ir mais longe em alguns domínios em que acreditamos que, não estando legitimados pelas competências legais, podemos aprofundar o trabalho. Refiro-me, nomeadamente, à necessidade que sentimos de, após a estabilização de competências, avançar para um diálogo sobre a uniformização da massa salarial, das categorias (quer entre IPSS como dentro da mesma IPSS). Esse é o contributo adicional que o Município quer dar a um pacote de descentralização que queremos cumprir, o melhor possível, demonstrando que somos capazes de ir mais longe porque estamos a trabalhar localmente”, partilhou com o público Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. Esta é, para o autarca, uma valorização de todos os profissionais que no dia a dia trabalham em prol do outro. É e será um trabalho importante, que será feito em parceria com todos.